Nome do Projeto
Disciplina Educação Física Adaptada
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A disciplina de Educação Física Adaptada é um componente curricular obrigatório, oferecido no primeiro semestre aos alunos de graduação do curso de Licenciatura em Educação Física no noturno que atende uma turma de 51 alunos. No segundo semestre será oferecido aos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física diurno, atendendo duas turmas de 50 alunos. A disciplinas desenvolvem aulas teórico-práticas.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto de ensino é orientar o bolsista de monitoria na sua formação profissional, auxiliando, sob a perspectiva discente, o professor orientador nas tarefas didáticas, especialmente no planejamento e execução das aulas e avaliações.

Justificativa

As atividades da disciplina de Educação Física Adaptada são teórico-práticas e o papel do monitor é fundamental para o bom andamento da disciplina. Sob a perspectiva discente, o monitor, juntamente com o professor orientador, dará suporte aos alunos esclarecendo dúvidas durante as tarefas práticas em sala de aula, assim como em atividades extraclasse periódicas realizadas em reuniões de estudo semanais estabelecidas em horários pré-definidos. Seu apoio também será fundamental para a redução da evasão, estimulando os alunos da importência da disciplina.

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais com o professor orientador para o planejamento das aulas e estudo prévio dos conteúdos a serem ministrados e esclarecimentos de dúvidas. Nessas reuniões, o bolsista de monitoria terá a possibilidade de propor novas atividades que considere pertinentes para colaborar para o melhor andamento da disciplina. Periodicamente, serão elaborados e discutidos os processos de avaliação, e o monitor poderá colaborar na correção de trabalhos e provas da disciplina. Além disso, nesses momentos será realizada a identificação de discentes com dificuldades de aprendizagem a fim de propor atividades extras que auxiliem na melhoria do seu desempenho acadêmico a fim de reduzir a evasão e reprovação dos alunos. Por fim, o bolsista de monitoria participará de reuniões periódicas do Grupo de pesquisa e dos projetos de extensão do professor orientador, desenvolvendo sua análise crítica perante a leitura e discussão de diferentes estudos da área.

Resultados Esperados

A partir da participação do bolsista de monitoria nas atividades propostas pelo professor orientador, espera-se que o desenvolvimento didático-pedagógico das atividades práticas da disciplina tenha um melhor andamento ao longo do semestre. Acredita-se que as atividades extraclasse semanais auxiliarão no esclarecimento de dúvidas dos discentes pertinentes a disciplina, colaborando para a redução significativa da evasão e reprovação nessa disciplina.
Espera–se que essa atividade de monitoria possa contribuir na formação profissional do aluno, por meio das experiências práticas desenvolvidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES105/05/201531/12/2015
GABRIELE RADUNZ KRÜGER2011/05/201531/12/2015
LUCIANA MAIA GARCIAS2011/05/201531/12/2015

Página gerada em 10/12/2019 01:04:55 (consulta levou 0.044260s)