Nome do Projeto
A construção do olhar: perceber e ver a paisagem na arte contamporânea
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/05/2015 - 17/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Resumo
O projeto de ensino "A construção do olhar: perceber e conceber a paisagem na arte contemporânea" se caracteriza como um Grupo de estudo. O grupo se reunirá para compartilhar a leitura e as dúvidas, sobre a percepção visual, a partir de textos e produções artísticas que tenham como mote a representação /apresentação da paisagem, uma vez que é tema recorrente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes e demais colaboradores participarão como mediadores e auxiliadores nos encontros do grupo, como também em sala de aula, gerando um espaço de auxílio e laboração do conhecimento que basila todas as demais disciplinas do Curso de Bacharelado em Artes Visuais. O grupo de estudo esta vinculado a disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual I e II e irá aprofundar e alargar o conhecimento em torno do fenômeno perceptivo que é parte integrante do conteúdo programático da mesma.

Objetivo Geral

Realizar encontros para promover discussões e reflexões sobre a percepção visual, a partir de leituras de textos de arte e de outras áreas do conhecimento, assim como evidenciar por meio da produções artísticas que versem sobre o temática paisagem os modos distintos de dar a ver e conceber os espaços de vivência.

Justificativa

O Grupo foi criado para que ocorram encontros extra-classes para o estudo de textos que compõe a bibliografia complementar e outras referencias teóricas do plano de ensino da disciplina Fundamentos da Linguagem Visual I e II, no que tange ao fenômeno da percepção. O projeto de ensino foi elaborado a partir de questionamentos distintos, surgidos em sala de aula sobre como a nossa percepção visual é atravessada por experiências vivenciais atuais em diferentes contextos – a cidade, o campo, a casa e como a produção artística que versa sobre a temática da paisagem nos dá a ver e conceber o espaço de modo distinto e variado. Tendo em vista, um cronograma extensivo que norteia prática e teoria em torno da exploração dos elementos da linguagem visual, ou seja ponto, linha sobre o planona disciplina de Fundamentos, há alguns conteúdos que não são desenvolvidos durante o semestre, embora sejam de extrema importância. Ou seja, não é possível compartilhar leituras sobre a percepção visual a partir de vieses da filosofia, sociologia e de textos dos artistas e críticos. Na descrição do conteúdo, nas unidades do programa da disciplina, um dos tópicos contempla o estudo da percepção, tipos de percepção, pensamento visual e constituição da imagem, entretanto em meio aos diferentes tópicos e carga horária prática e teórica, não é possível dedicar muitas aulas ao estudo sobre do fenômeno perceptivo a partir de diferentes teorias e produções visuais, tampouco compartilhar bibliografias que tenham como fonte de estudo esta temática. Então, o espaço de estudo vai possibilitar o conhecimento de produções artísticas contemporâneas e textos, que nos revelem os distintos modos de olhar e perceber.
O estudo da paisagem é um mote para a reunião e discussão em torno do fenômeno perceptivo. Como tal, será postulada por diferentes fontes, ou seja, a produção artística, a poesia, a psicologia, a fenomenologia, entre outros, que possam aprofundar e alargar o conhecimento dos alunos, como também proporcionar experiências que possibilitem expandir o campo de cogitação de estudo e referencia dos aluno para a utilização destes em outras disciplinas, fundamentalmente nos ateliês (pintura, gravura, desenho, Ateliê Livre I, II e III). O projeto envolve o estudo e a partilha do conhecimento pelos participantes com os estudantes que ingressam no Curso de Bacharelado em Artes Visuais, uma vez que, alguns encontros terão como temática as indagações geradas pela teoria e a prática desenvolvidas nas aulas de Fundamentos da Linguagem Visual, ministrada no primeiro e segundo semestre do Curso.

Metodologia

Leituras coletivas; Encontros de estudos agendados previamente com indicação de textos sobre percepção visual para serem lidos e discutidos. Organização de um banco de dados digital com textos em PDF em revistas e periódicos sobre o assunto; levantamento bibliográfico e referências que atualizem os estudos; organização de conversas com convidados que tenham conhecimento sobre o assunto estudado; Amostragem de videos e imagens de produções artísticas que tenham como temática a paisagem. Realizar leitura de textos científicos, textos de artistas, poesia, contos, ensaios, entre outros que revelem pontos de vista distintos sobre o assunto, Auxilio a questões dos alunos da disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual I e II, na sala de aula e nos encontros extra-classe.

Resultados Esperados

Os estudantes terão acesso a diferentes bibliografias e produções artísticas que auxiliarão na elaboração do conhecimento e na constituição de referências, para a constituição de suas poéticas artísticas, bem como para a leitura, análise e elaboração de reflexões sobre diferentes produções artísticas nas disciplinas de Fundamentos da Linguagem Visual I e II e nas disciplinas de atelier.

Indicadores, Metas e Resultados

A disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual I e II uma disciplina obrigatória que é cursada no primeiro e segundo semestre, sucessivamente, e compõe a grade curricular de todos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Design Gráfico, Design Digital e Cinema. É considerada como a base para as demais disciplinas, sendo que estas consideradas introdutórias, que revelam os elementos da linguagem visual e suas implicações significativas quando arranjados em um plano, portanto alfabetizadora no que tange a incursão dos calouros aos meios em que irão expressar-se singularmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BAIRON SCHUCH2007/05/201517/03/2017
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES807/05/201517/03/2017
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN207/05/201517/03/2017
Joana Schneider 407/11/201630/11/2016
MARIANE D'AVILA ROSENTHAL407/05/201517/03/2017
RAQUEL SARUBBI TRINDADE807/05/201517/03/2017
ROGÉRIO VASCONCELOS DO NASCIMENTO2002/05/201617/03/2017

Página gerada em 22/11/2019 16:00:42 (consulta levou 0.048107s)