Nome do Projeto
Atos de Fazer, Observar, Caminhar, Visitar, Ler e Expor o Desenho
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 30/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Resumo
O projeto pretende pesquisar e refletir sobre modos de incentivar atividades de desenho, realizando atividades que cultivam o hábito de ler sobre o ato de desenhar, e outras atividades que envolvem a prática de desenho e o ato de expor os desenhos dos alunos da disciplina Fundamentos de Desenho 1 (e II). Alunos de várias áreas podem participar nas atividades de desenhar em salas de exposição e ao ar livre ou participar numa exposição de desenho organizado pelos alunos, bem como num grupo de leitura, contemplando os cursos de Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, Cinema de Animação e Design, sendo que a disciplina é obrigatória para quase todos os cursos do Centro de Artes.
Objetivo Geral
Complementar as atividades de aula através de oferecer uma variedade maior de atividades extraclasses relacionadas ao desenho durante o semestre para alunos de Fundamentos de Desenho 1 (e 2) que, além de oferecer a ajuda em sala de aula e o horário extraclasse tradicional (para realizar os desenhos-exercícios da disciplina), também oferecer outras atividades extraclasses par cultivar a autonomia profissional do aluno e a prática e a reflexão sobre o desenho artístico como: caminhar, observar e desenhar ao ar livre; criar um Grupo de leitura de textos (sobre desenho) escolhidos pelos alunos; visitar exposições e desenhar as obras; estimular e ajudar os alunos a organizar uma exposição de desenhos ou outro tipo de apresentação que versa sobre o desenho.
Justificativa
O Projeto propõe novas atividades que o monitor possa realiza com os alunos fora da sala de aula: desenhar ao ar livre, visitar exposições, organizar uma exposição e realizar leituras em grupo. Estas atividades com o monitor podem cultivar maior autonomia no aluno. A disciplina é do primeiro semestre, portanto, a visita a galerias locais para desenhar as obras e o ato de caminhar na cidade para observar e desenhar ao ar livre são modos para os alunos-artistas aprender sobre o desenho em contexto reais, bem como modo para conhecer o meio cultural em Pelotas, estimular o interesse em arte e o ato de desenhar e possibilitar o contato direto com a obra e os artistas durante as aberturas. Ao desenhar as obras dentro de uma galeria ou no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do CA/UFPEL, os alunos refletem sobre a obra nos lugares associados a sua profissão e amadurecerão o modo de pensar sobre o desenho.
Outra atividade extraclasse deste projeto envolve o monitor que auxiliará os alunos organizar uma mostra de seus trabalhos. Assim, o desenho transforma de um meio artístico para um fim de prática profissional. Seu desenho neste contexto torna mais real, não um exercício em aula, mas uma ação do artista. A oportunidade de mostrar seu desenho cria a necessidade de refletir sobre sua montagem, escolher uma moldura ou usar a impressão gráfica – questões de elaboração da apresentação pública do desenho que o aluno raramente enfrenta em aula. Estas atividades vêm a somar às mais básicas do monitor que ajuda os alunos nos exercícios em sala de aula e em horários extraclasse.
A dificuldade de desenhar na disciplina Fundamentos de Desenho I (ou II ) não é uma causa de reprovação, desistência ou evasão. Acredito que a falta do hábito de ler pode ser uma das causas que dificultam o entendimento do aluno. Por esta razão, um grupo de leitura será organizado com a ajuda do monitor, para ler sobre o desenho em livros, revistas, entrevistas com artistas e escritos de artistas. Uma bibliografia será fornecida para os alunos que podem selecionar os textos para o Grupo ou podem ler juntos os textos da disciplina.
Outra atividade extraclasse deste projeto envolve o monitor que auxiliará os alunos organizar uma mostra de seus trabalhos. Assim, o desenho transforma de um meio artístico para um fim de prática profissional. Seu desenho neste contexto torna mais real, não um exercício em aula, mas uma ação do artista. A oportunidade de mostrar seu desenho cria a necessidade de refletir sobre sua montagem, escolher uma moldura ou usar a impressão gráfica – questões de elaboração da apresentação pública do desenho que o aluno raramente enfrenta em aula. Estas atividades vêm a somar às mais básicas do monitor que ajuda os alunos nos exercícios em sala de aula e em horários extraclasse.
A dificuldade de desenhar na disciplina Fundamentos de Desenho I (ou II ) não é uma causa de reprovação, desistência ou evasão. Acredito que a falta do hábito de ler pode ser uma das causas que dificultam o entendimento do aluno. Por esta razão, um grupo de leitura será organizado com a ajuda do monitor, para ler sobre o desenho em livros, revistas, entrevistas com artistas e escritos de artistas. Uma bibliografia será fornecida para os alunos que podem selecionar os textos para o Grupo ou podem ler juntos os textos da disciplina.
Metodologia
Acompanhamento das aulas através de monitores específicos para cada disciplina de desenho: Fundamentos do Desenho I e II (três turmas).
Realização de encontros de Grupo de Leitura quinzenais para a leitura e discussão de textos escolhidos pelos alunos da bibliografia fornecida.
Praticar o desenho em contextos fora da sala de aula, durante caminhadas na rua, em Pelotas ou em outros locais marcados e desenhar obras em exposições na cidade de Pelotas.
Organizar uma exposição de trabalhos dos alunos - mostra didática.
Realização de encontros de Grupo de Leitura quinzenais para a leitura e discussão de textos escolhidos pelos alunos da bibliografia fornecida.
Praticar o desenho em contextos fora da sala de aula, durante caminhadas na rua, em Pelotas ou em outros locais marcados e desenhar obras em exposições na cidade de Pelotas.
Organizar uma exposição de trabalhos dos alunos - mostra didática.
Resultados Esperados
A ampliação do conhecimento do aluno em relação ao desenho é o resultado direto das atividades deste projeto que o monitor realizará com os alunos (desenhar ao ar livre e em salas de exposição, visitar exposições, organizar uma exposição de desenhos, realizar leituras em grupo). A cultivação da autonomia dos alunos e sua habilidade de ler, refletir sobre e discutir o desenho em grupo, bem como outra atividade em grupo de montar uma exposição de desenho possibilitam uma atitude mais profissional sobre o trabalho do artista em relação ao ato de desenhar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE JEAN MONSELL | 10 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
AMABILE DE CASTRO SILVA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
AMORA JULIA CUNHA BUENO | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
ANDRESSA JANDT HÖNKE | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
ANDRESSA SCHVANTS CENTENO | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
BEATRIZ HELENA VICTORIA BARBOSA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
CARLA IVONNE ESPÓSITO BOADA | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
CAROLINA FOGACA TENOTTI | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
DANIELA VIEIRA PALAZZO | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
Eduardo José Bokowski Araújo Barbosa | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
FLAVIO RENATO LEAL DA COSTA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GABRIEL CARDOSO AMARAL | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GABRIELA DAMASCENO DA SILVA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GABRIELLA GASPERIM | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GEZEBEL NUNES MUSSI | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GIOVANNA MÜZEL DA PAIXÃO | 1 | 12/08/2015 | 30/12/2015 |
GISELE TEIXEIRA SPERB | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
HENRIQUE TORRES DE SOUZA | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
JAIME UGOSKI BAZILI | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA | 6 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
Joana Schneider | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
JÚLIA PETIZ PORTO | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
KARINA GALLO | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
LETÍCIA DIAS DA SILVA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
LUANA BUGS BANDEIRA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
LUANA REIS SILVINO | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
MARIANE SIMÕES | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
MARIO AUGUSTO MATEUS RAMALHO | 5 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
MATHEUS SARAÇOL FOLHA | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
PAULA RENATA PENTEADO OLIVEIRA | 20 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
PAULA WIENER REISSER | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
RAILTON AGUIAR SANTOS JACINTO | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA | 2 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
ROSA MARIA DA SILVA FONSECA | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |
TALES MACEDO VARGAS | 1 | 11/05/2015 | 30/12/2015 |