Nome do Projeto
Terapias não convencionais: Complemento necessário a formação acadêmica integral
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Farmacologia e Terapéutica Animal
Resumo
Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, comprovados por trabalhos científicos, em pesquisas básicas e em
trabalhos clínicos, as práticas terapêuticas ditas alternativas, não-convencionais ou complementares, não tem recebido
atenção suficiente por parte da comunidade acadêmica, sendo praticamente rejeitada pelo corpo oficial de algumas
universidades.
Considerando que o modelo científico em que se baseia a medicina convencional favorece a fragmentação do humano,
limitando as ações diagnósticas e terapêuticas a atitudes tecnicistas, a influência dos postulados homeopáticos,
fitoterápicos e da acupuntura inseridos no currículo da graduação possibilita acrescentar um novo significado para o
ensino de Veterinária.
Objetivo Geral
Fornecer aos alunos o conhecimento básico necessário ao entendimento do uso das terapias não-convencionais como
homeopatia, fitoterapia, acupuntura, etc . Bem como a aplicação destas terapias
Objetivos Específicos
nos processos patológicos da saúde animal, envolvendo o conhecimento da filosofia do tratamento mais natural e com
menores efeitos colaterais e o desenvolvimento do pensamento diferenciado a respeito do conceito de doença e
doente, envolvendo energia e força vital.
Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância da
Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa
Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se interessa por novas formas de
tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas.
homeopatia, fitoterapia, acupuntura, etc . Bem como a aplicação destas terapias
Objetivos Específicos
nos processos patológicos da saúde animal, envolvendo o conhecimento da filosofia do tratamento mais natural e com
menores efeitos colaterais e o desenvolvimento do pensamento diferenciado a respeito do conceito de doença e
doente, envolvendo energia e força vital.
Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância da
Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa
Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se interessa por novas formas de
tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas.
Justificativa
A constatação de que o processo ensino/aprendizagem deve acompanhar as mudanças da sociedade a qual estamos
inseridos, e que esta está cada vez mais voltada para as práticas terapêuticas naturais, há um estímulo a inclusão da
Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia no currículo do ensino da graduação, a fim de possibilitar a reflexão sobre alguns
problemas importantes enfrentados na atualidade, como: a fragmentação do ato médico, a perda de qualidade na
relação médico-paciente, a elevação dos custos da Saúde animal, além da introdução precoce da especialização
levando à fragmentação de conteúdos. Todos esses fatores estão relacionados diretamente à atual estrutura curricular,
que não prioriza formar profissionais médicos veterinários habilitados a interagirem e intervirem com e nos processos
vitais, ou seja, de forma integral com seus pacientes. Assim, acreditamos que estes conceitos, podem e devem ser
alcançados com o ensino e a prática destas terapêuticas não-convencionais no nível de graduação em medicina
veterinária.
inseridos, e que esta está cada vez mais voltada para as práticas terapêuticas naturais, há um estímulo a inclusão da
Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia no currículo do ensino da graduação, a fim de possibilitar a reflexão sobre alguns
problemas importantes enfrentados na atualidade, como: a fragmentação do ato médico, a perda de qualidade na
relação médico-paciente, a elevação dos custos da Saúde animal, além da introdução precoce da especialização
levando à fragmentação de conteúdos. Todos esses fatores estão relacionados diretamente à atual estrutura curricular,
que não prioriza formar profissionais médicos veterinários habilitados a interagirem e intervirem com e nos processos
vitais, ou seja, de forma integral com seus pacientes. Assim, acreditamos que estes conceitos, podem e devem ser
alcançados com o ensino e a prática destas terapêuticas não-convencionais no nível de graduação em medicina
veterinária.
Metodologia
Inicialmente serão desenvolvidos os conceitos teóricos das diferentes práticas. O conteúdo teórico será
apresentado através de discussões e exposição dos temas, utilizando recursos áudio-visuais, quadro
negro e projetor multimídia, buscando o conhecimento a respeito do uso da homeopatia, acupuntura e
fitoterapia.
Acompanhamento de Consultas veterinárias e tratamentos: O exercício da prática em homeopatia e
acupuntura será desenvolvido através de repertorização e acompanhamento de casos clínicos atendidos
no Hospital Veterinário- UFPel.
Pretende-se, colocar o aluno em contato com profissionais atuantes nas diferentes práticas
terapêuticas, como a acupuntura, fitoterapia e a homeopatia. O contato do aluno com médicos,
veterinários, pesquisadores, extensionistas, etc. que estejam desenvolvendo atividades nestas áreas, irá
gerar a troca de experiências, além da observação dos resultados e dificuldades enfrentados pelos
profissionais destas áreas.
O aluno terá vivência da indicação de plantas medicinais para diversas enfermidades de animais
domésticos, observando os resultados práticos do uso de extratos e produtos naturais na medicina
veterinária.
apresentado através de discussões e exposição dos temas, utilizando recursos áudio-visuais, quadro
negro e projetor multimídia, buscando o conhecimento a respeito do uso da homeopatia, acupuntura e
fitoterapia.
Acompanhamento de Consultas veterinárias e tratamentos: O exercício da prática em homeopatia e
acupuntura será desenvolvido através de repertorização e acompanhamento de casos clínicos atendidos
no Hospital Veterinário- UFPel.
Pretende-se, colocar o aluno em contato com profissionais atuantes nas diferentes práticas
terapêuticas, como a acupuntura, fitoterapia e a homeopatia. O contato do aluno com médicos,
veterinários, pesquisadores, extensionistas, etc. que estejam desenvolvendo atividades nestas áreas, irá
gerar a troca de experiências, além da observação dos resultados e dificuldades enfrentados pelos
profissionais destas áreas.
O aluno terá vivência da indicação de plantas medicinais para diversas enfermidades de animais
domésticos, observando os resultados práticos do uso de extratos e produtos naturais na medicina
veterinária.
Resultados Esperados
Ao final do projeto os alunos deverão conhecer os princípios básicos que regem estas formas de terapias, além de
possibilidade de utilização destas como formas curativas além de complementares.
O aluno deverá discutir e traçar um paralelo entre as práticas convencionais e estas outras práticas terapêuticas.
Á partir do contato com profissionais atuantes nas áreas de estudo, é esperado que o aluno tenha uma idéia exata a
respeito destas práticas em nossa região.
Com a busca e a observação sobre plantas medicinais distribuídas em nossa região, e utilizadas na medicina
veterinária, o estudante deverá obter o conhecimento a respeito de plantas com ação terapêutica.
Por fim, espera-se que o aluno tenha uma visão mais abrangente a respeito destes conceitos, que são muito antigos
mas que nunca estiveram tão atuais, e que merecem ser no mínimo, discutidos.
possibilidade de utilização destas como formas curativas além de complementares.
O aluno deverá discutir e traçar um paralelo entre as práticas convencionais e estas outras práticas terapêuticas.
Á partir do contato com profissionais atuantes nas áreas de estudo, é esperado que o aluno tenha uma idéia exata a
respeito destas práticas em nossa região.
Com a busca e a observação sobre plantas medicinais distribuídas em nossa região, e utilizadas na medicina
veterinária, o estudante deverá obter o conhecimento a respeito de plantas com ação terapêutica.
Por fim, espera-se que o aluno tenha uma visão mais abrangente a respeito destes conceitos, que são muito antigos
mas que nunca estiveram tão atuais, e que merecem ser no mínimo, discutidos.
Indicadores, Metas e Resultados
Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância do
curso de Medicina Veterinária e Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área,
pois o ensino e a pesquisa Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se
interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização
correta e segura das mesmas.
curso de Medicina Veterinária e Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área,
pois o ensino e a pesquisa Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se
interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização
correta e segura das mesmas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE HELLER SILVA | 4 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
ANA RAQUEL MANO MEINERZ | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CAMILA MOURA DE LIMA | 20 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
CAMILA SANTOS MATOS | 4 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
CARMEN LUCIA GARCEZ RIBEIRO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CAROLINA KILIAN | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CAROLINE BOHNEN DE MATOS | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CERES CRISTINA TEMPEL NAKASU | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CHARLES SILVA DE LIMA | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CLAUDIA GIORDANI | 4 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
CRISTINE CIOATO DA SILVA GUIM | 4 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
DÉBORA DE CAMPOS AÑAÑA | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
FABIANE DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE | 4 | 01/06/2015 | 30/09/2015 |
FABIO DA SILVA E SILVA | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
FRANCIÉLI DE LEMOS RODRIGUES | 2 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
GABRIELA DE ALBUQUERQUE | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
GABRIELA DE ALMEIDA CAPELLA | 4 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
GUILHERME FERREIRA ROBALDO | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
JOAO PEDRO ALVES DO NASCIMENTO | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
KARINA AFFELDT GUTERRES | 4 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
KÁSSIA RATSLAFF | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LAURA SILVEIRA BOTELHO | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
LUANA BORTOLINI GIESTA | 4 | 01/06/2015 | 31/12/2015 |
MARLETE BRUM CLEFF | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
PATRICIA DA SILVA NASCENTE | 1 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
ROSARIA HELENA MACHADO AZAMBUJA | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
SAMANTHA ALVES AZAMBUJA | 2 | 11/05/2015 | 30/09/2015 |
SOLIANE CARRA PERERA | 4 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
STEFANIE BRESSAN WALLER | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
TASSIANE BRASIL DE MORAES | 2 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |