Nome do Projeto
Terapias não convencionais: Complemento necessário a formação acadêmica integral
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Farmacologia e Terapéutica Animal
Resumo
Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, comprovados por trabalhos científicos, em pesquisas básicas e em trabalhos clínicos, as práticas terapêuticas ditas alternativas, não-convencionais ou complementares, não tem recebido atenção suficiente por parte da comunidade acadêmica, sendo praticamente rejeitada pelo corpo oficial de algumas universidades. Considerando que o modelo científico em que se baseia a medicina convencional favorece a fragmentação do humano, limitando as ações diagnósticas e terapêuticas a atitudes tecnicistas, a influência dos postulados homeopáticos, fitoterápicos e da acupuntura inseridos no currículo da graduação possibilita acrescentar um novo significado para o ensino de Veterinária.

Objetivo Geral

Fornecer aos alunos o conhecimento básico necessário ao entendimento do uso das terapias não-convencionais como
homeopatia, fitoterapia, acupuntura, etc . Bem como a aplicação destas terapias
Objetivos Específicos
nos processos patológicos da saúde animal, envolvendo o conhecimento da filosofia do tratamento mais natural e com
menores efeitos colaterais e o desenvolvimento do pensamento diferenciado a respeito do conceito de doença e
doente, envolvendo energia e força vital.
Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância da
Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa
Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se interessa por novas formas de
tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização correta e segura das mesmas.

Justificativa

A constatação de que o processo ensino/aprendizagem deve acompanhar as mudanças da sociedade a qual estamos
inseridos, e que esta está cada vez mais voltada para as práticas terapêuticas naturais, há um estímulo a inclusão da
Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia no currículo do ensino da graduação, a fim de possibilitar a reflexão sobre alguns
problemas importantes enfrentados na atualidade, como: a fragmentação do ato médico, a perda de qualidade na
relação médico-paciente, a elevação dos custos da Saúde animal, além da introdução precoce da especialização
levando à fragmentação de conteúdos. Todos esses fatores estão relacionados diretamente à atual estrutura curricular,
que não prioriza formar profissionais médicos veterinários habilitados a interagirem e intervirem com e nos processos
vitais, ou seja, de forma integral com seus pacientes. Assim, acreditamos que estes conceitos, podem e devem ser
alcançados com o ensino e a prática destas terapêuticas não-convencionais no nível de graduação em medicina
veterinária.

Metodologia

Inicialmente serão desenvolvidos os conceitos teóricos das diferentes práticas. O conteúdo teórico será
apresentado através de discussões e exposição dos temas, utilizando recursos áudio-visuais, quadro
negro e projetor multimídia, buscando o conhecimento a respeito do uso da homeopatia, acupuntura e
fitoterapia.
Acompanhamento de Consultas veterinárias e tratamentos: O exercício da prática em homeopatia e
acupuntura será desenvolvido através de repertorização e acompanhamento de casos clínicos atendidos
no Hospital Veterinário- UFPel.
Pretende-se, colocar o aluno em contato com profissionais atuantes nas diferentes práticas
terapêuticas, como a acupuntura, fitoterapia e a homeopatia. O contato do aluno com médicos,
veterinários, pesquisadores, extensionistas, etc. que estejam desenvolvendo atividades nestas áreas, irá
gerar a troca de experiências, além da observação dos resultados e dificuldades enfrentados pelos
profissionais destas áreas.
O aluno terá vivência da indicação de plantas medicinais para diversas enfermidades de animais
domésticos, observando os resultados práticos do uso de extratos e produtos naturais na medicina
veterinária.

Resultados Esperados

Ao final do projeto os alunos deverão conhecer os princípios básicos que regem estas formas de terapias, além de
possibilidade de utilização destas como formas curativas além de complementares.
O aluno deverá discutir e traçar um paralelo entre as práticas convencionais e estas outras práticas terapêuticas.
Á partir do contato com profissionais atuantes nas áreas de estudo, é esperado que o aluno tenha uma idéia exata a
respeito destas práticas em nossa região.
Com a busca e a observação sobre plantas medicinais distribuídas em nossa região, e utilizadas na medicina
veterinária, o estudante deverá obter o conhecimento a respeito de plantas com ação terapêutica.
Por fim, espera-se que o aluno tenha uma visão mais abrangente a respeito destes conceitos, que são muito antigos
mas que nunca estiveram tão atuais, e que merecem ser no mínimo, discutidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Traçando o panorama do ensino destas práticas terapêuticas, esperamos estimular a discussão da importância do
curso de Medicina Veterinária e Faculdade de Veterinária se adequar às crescentes iniciativas mundiais nesta área,
pois o ensino e a pesquisa Universitária devem vir ao encontro das necessidades da sociedade, que busca e se
interessa por novas formas de tratamento, mas não conhece os pressupostos científicos que respaldam a utilização
correta e segura das mesmas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE HELLER SILVA401/06/201531/12/2015
ANA RAQUEL MANO MEINERZ111/05/201531/12/2015
CAMILA MOURA DE LIMA2001/06/201531/12/2015
CAMILA SANTOS MATOS401/06/201531/12/2015
CARMEN LUCIA GARCEZ RIBEIRO111/05/201531/12/2015
CAROLINA KILIAN211/05/201531/12/2015
CAROLINE BOHNEN DE MATOS211/05/201531/12/2015
CERES CRISTINA TEMPEL NAKASU111/05/201531/12/2015
CHARLES SILVA DE LIMA211/05/201531/12/2015
CLAUDIA GIORDANI401/06/201531/12/2015
CRISTIANO SILVA DA ROSA111/05/201531/12/2015
CRISTINE CIOATO DA SILVA GUIM401/06/201531/12/2015
DÉBORA DE CAMPOS AÑAÑA211/05/201531/12/2015
FABIANE DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE401/06/201530/09/2015
FABIO DA SILVA E SILVA111/05/201531/12/2015
FRANCIÉLI DE LEMOS RODRIGUES201/06/201531/12/2015
GABRIELA DE ALBUQUERQUE211/05/201531/12/2015
GABRIELA DE ALMEIDA CAPELLA411/05/201531/12/2015
GUILHERME FERREIRA ROBALDO211/05/201531/12/2015
JOAO PEDRO ALVES DO NASCIMENTO111/05/201531/12/2015
KARINA AFFELDT GUTERRES411/05/201531/12/2015
KÁSSIA RATSLAFF211/05/201531/12/2015
LAURA SILVEIRA BOTELHO211/05/201531/12/2015
LUANA BORTOLINI GIESTA401/06/201531/12/2015
MARLETE BRUM CLEFF211/05/201531/12/2015
PATRICIA DA SILVA NASCENTE111/05/201531/12/2015
ROSARIA HELENA MACHADO AZAMBUJA211/05/201531/12/2015
SAMANTHA ALVES AZAMBUJA211/05/201530/09/2015
SOLIANE CARRA PERERA411/05/201531/12/2015
STEFANIE BRESSAN WALLER211/05/201531/12/2015
TASSIANE BRASIL DE MORAES211/05/201531/12/2015

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