Nome do Projeto
A harmonia corporal dos alunos do curso de flauta transversal da UFPel com seus instrumentos: observação, reflexões, investigação da literatura e prática assistida
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Instrumentação Musical
Resumo
Nos processos de ingresso dos alunos para o Curso de Flauta Transversal da UFPel através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) dos últimos 5 anos, temos absorvido com frequência alunos com hábitos inadequados no que diz respeito a utilização do seu próprio corpo para tocar flauta, impossibilitando uma harmonia corporal com o instrumento. Várias razões poderiam ser apontadas para as causas deste problema, entre elas, por exemplo: a falta de orientação pedagógica ao aluno - alguns ingressam praticamente auto-ditadas, sem qualquer consciência da utilização adequada do corpo no processo de tocar - ou ainda uma orientação inconsistente ou, até mesmo, com uma orientação consistente, mas carente de estudo sistemático e regular do aluno, para que este possa praticar e, gradativamente, assimilar os hábitos adequados de utilização do corpo no processo de desenvolvimento da prática de seu instrumento, consolidando assim a prática.
Tal fato, além de dificultar e/ou atrasar o processo natural do curso, também traz prejuízos de natureza fisiológica: dores, câimbras, entre outros sintomas neuromusculoesqueléticos decorrentes da prática com o instrumento.
Neste cenário de desafios, as reflexões, investigações da literatura específica sobre o uso do corpo no ensino do instrumento, possibilitando incrementos à prática pedagógica cotidiana, são ações constantes. Além destas, diálogos com profissionais da fisioterapia, ponderando e buscando alternativas terapêutico-pedagógicas que possibilitem minimizar e/ou solucionar os problemas encontrados com o propósito de instaurar a harmonia corporal dos alunos com seus instrumentos, também tem sido uma constante. Assim, conversas e ações conjuntas − através do projeto “Atenção Fisioterapêutica na Comunidade” (Projeto de Extensão/UCPel), com ações de prevenção e tratamento de sintomas neuromusculoesqueléticos decorrentes da prática instrumental dos alunos de flauta transversal da UFPel − com a Prof. Me.Cleci Blois (UCPel) e seus bolsistas, vêm acontecendo com a classe de flauta transversal, não só na tentativa de procurar encontrar soluções aos problemas (ou parte deles) decorrentes da natureza da própria prática, que normalmente exige repetidas ações com os mesmos grupos musculares, ou ainda os referidos hábitos inadequados dos alunos e suas consequências (dores, câimbras, entre outros), mas também proporcionar troca de conhecimentos e aprendizados interdisciplinares entre professores e alunos de reputadas Instituições de Ensino
Objetivo Geral
1) Conscientizar os alunos do Curso de Flauta Transversal da UFPel sobre a importância da utilização adequada do corpo no processo da prática cotidiana da execução de seus instrumentos, prática esta desenvolvida através de um estudo sistemático aplicado aos exercícios técnicos, melódicos e também ao repertório, visando o máximo rendimento com o mínimo de esforço;
2) Desenvolver a capacidade/qualidade respiratória dos alunos;
3) Instaurar a harmonia corporal dos alunos do Curso de Flauta Transversal da UFPel na prática cotidiana de execução de seus instrumentos, seja através dos estudos técnicos, melódicos e de repertório, evitando que o corpo seja submetido a esforços e stress desnecessários, comprometendo a capacidade interpretativa e expondo o corpo a um risco de lesões;
4) Produzir material didático sobre a utilização adequada do corpo na prática de execução da flauta − fundamentados em princípios fisiológicos − sobre os procedimentos e ações pedagógicas aplicadas pelo Prof. Dr. Raul Costa d’Avila aos seus alunos − alguns resultantes da experiência docente de anos na instituição, outros provenientes da literatura específica da flauta transversal e/ou literatura afim ou ainda dos diálogos/vivências com outros flautistas-professores − para que seus estudantes obtenham a melhor performance com o mínimo de esforço e que também, em algumas situações, possam ser obtidos resultados imediatos;
2) Desenvolver a capacidade/qualidade respiratória dos alunos;
3) Instaurar a harmonia corporal dos alunos do Curso de Flauta Transversal da UFPel na prática cotidiana de execução de seus instrumentos, seja através dos estudos técnicos, melódicos e de repertório, evitando que o corpo seja submetido a esforços e stress desnecessários, comprometendo a capacidade interpretativa e expondo o corpo a um risco de lesões;
4) Produzir material didático sobre a utilização adequada do corpo na prática de execução da flauta − fundamentados em princípios fisiológicos − sobre os procedimentos e ações pedagógicas aplicadas pelo Prof. Dr. Raul Costa d’Avila aos seus alunos − alguns resultantes da experiência docente de anos na instituição, outros provenientes da literatura específica da flauta transversal e/ou literatura afim ou ainda dos diálogos/vivências com outros flautistas-professores − para que seus estudantes obtenham a melhor performance com o mínimo de esforço e que também, em algumas situações, possam ser obtidos resultados imediatos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CARLA BAPTISTA | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
CAROLINE CAMPOS BLUHM | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
CHARLISE PEREIRA E SILVA | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
JULIA ALVES GREGORIO | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
KAROLINA SILVA DA COSTA | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
LAURA PINHEIRO DA SILVA | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
LORENZO NOGUEIRA PILAU | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
MATEUS MESSIAS | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL | 4 | 02/05/2019 | 31/07/2020 |