Nome do Projeto
Meloidoginoses na cultura da soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Levantamento de Espécies & Danos Associados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/04/2020 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitopatologia
Resumo
A sojicultura constitui indubitavelmente uma das principais atividades agrícolas do Brasil. A despeito disso, alguns fatores bióticos tem fortemente limitado o alcance de índices desejáveis de produtividade. Atualmente, a ocorrência de nematoides fitoparasitas, mormente espécies de Meloidogyne, vem ocupando lugar de destaque. Urge, portanto, aprimorar técnicas que possibilitem a redução dos custos de produção, tais como o manejo destes parasitas. Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, todavia, o panorama nematológico per se e sua associação no estabelecimento de doenças é pobremente conhecido até o momento. Em face deste cenário, no presente estudo objetivar-se-ão: (i) Realizar um levantamento de espécies de Meloidogyne em lavouras de soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; (ii) Determinar a densidade populacional das espécies encontradas; (iii) Realizar testes de patogenicidade para as principais espécies. Amostragem será realizada consoante procedimentos padrões, em zigue-zague. De modo geral, espécimes serão identificados pela integração (taxonomia polifásica) de abordagens clássicas (morfológicas e morfométricas), bioquímicas (fenótipos de α-esterase) e moleculares (sequenciamento e iniciadores específicos). Posteriormente, testes, em condições de casa-de-vegetação, serão conduzidos para determinar a patogenicidade das principais espécies de Meloidogyne encontradas. Espera-se, pois, neste estudo não apenas identificar e quantificar espécies de Meloidogyne ocorrentes em lavouras de soja, mas também determinar seu potencial patogênico. Os resultados irão subsidiar, coletivamente, o futuro manejo de meloidoginoses e na cultura da soja e, por conseguinte, o fomento da atividade nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Objetivo Geral

Realizar um levantamento de espécies de Meloidogyne ocorrentes na cultura da soja nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com identificações baseadas na integração de métodos morfológicos, bioquímicos (fenótipos de esterase) e moleculares (sequenciamento de regiões genômicas).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLE DE LIMA RODRIGUES402/04/202030/06/2021
LEANDRO JOSE DALLAGNOL102/04/202030/06/2021
MARIANA SWENSSON NUNES2001/08/201931/07/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 23.000,00

Página gerada em 13/11/2019 08:06:13 (consulta levou 0.073560s)