Nome do Projeto
"AMORES EXPRESSOS" - IDENTIDADES OCULTAS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
O presente projeto de pesquisa pretende realizar uma leitura crítica das obras da coleção "Amores expressos"; proposta lançada em 2007 pelo produtor cultural Ricardo Teixeira (RT Features) em parceria com a editora Companhia das Letras. Apesar de já existirem diversos trabalhos realizados com essas obras, o seu conjunto ainda é abordado de forma tangencial, ou seja, não houve uma preocupação [talvez pelo fato da própria série de publicações ainda não estar finalizada - até o momento foram publicados 11 títulos dos 17 previstos, sendo que um deles foi publicado pela editora Rocco] em articular uma reflexão sobre o cenário das obras e o fato dos escritores brasileiros terem viajado e permanecido por um mês em diversas cidades ao redor do mundo para produzirem - com base nessas vivências - uma narrativa sustentada no tema do amor.
Considerando a análise comparada das diversas obras e as produções multi-midiáticas que a série "Amores expressos" oportunizou - destaque para os documentários produzidos com os autores sobre a experiência de escrita nas cidades-temas de seus romances no ano de 2011 - é possível aproximar o que Paes (1999) articulou com base nos "grandes romances" para essa perspectiva no que tange o desvelar de "complexidade das pulsões, compulsões e motivações humanas, pondo sob suspeita o mecanismo de reflexões condicionados por via dos quais são comumente formulados os juízos morais" (p. 26). Mesmo se for colocada em dúvida a qualidade individual das obras - ou o equilíbro narrativo entre elas - é o conjunto da produção (ainda em construção) que permite aprofundar "a nossa capacidade de compreensão, naquele processo de auto-avaliação do 'eu' pelo profuso sortimento de 'tus' que a outridade figurativa do romance, melhor que todos os tratados de filosofia, põe generosamente ao nosso dispor" (p. 26).
Com isso, é possível entender um pouco melhor essa perspectiva de um "realismo afetivo" presente na série de livros publicados pela Companhia das Letras, bem como as obras que foram recusadas e sua(s) inserção(ões) no mercado editorial por outros selos. Os escritores brasileiros e seus olhares em outros contextos culturais abrem espaço para uma discussão profícua na qual o conceito de identidade nacional é percebido de uma forma mais dinâmica.
Objetivo Geral
2.1. Objetivo principal:
Refletir sobre a narrativa brasileira contemporânea a partir das obras que compõem/comporão a série "Amores expressos".
2.2 Objetivos específicos:
- Estabelecer um campo crítico que articule várias possibilidades interpretativas, considerando que conceitos como cânone, nacionalismo, identidade, entre outros, serão tratados como elementos potencializadores da leitura e não como valores em si mesmos;
- Problematizar o papel das diversas mídias que envolvem a publicação de obras na atualidade: mercado editorial, livrarias, publicidade, bem como outros produtos decorrentes da proposta original (ênfase na série de documentários produzida em 2011);
- Perceber as diversas camadas narrativas que a série oportunizou em sua relação do romance com o vídeo e a internet e como esse dinamismo reflete na estrutura das composições e no processo de leitura;
- Discutir a questão da autoria e da obra "sob encomenda". O aspecto da inspiração e da transpiração [prazo x ideia]. As dificuldades do escritor e a recepção antes do mercado - o papel dos editores e a recusa/aceitação dos originais;
- Procurar outras formas de aprofundar o debate sobre cada texto literário, desde a pesquisa em outros materiais produzidos pelos autores (elementos presentes em outras obras, publicações em blogs, sites, jornais, entrevistas, etc).
Refletir sobre a narrativa brasileira contemporânea a partir das obras que compõem/comporão a série "Amores expressos".
2.2 Objetivos específicos:
- Estabelecer um campo crítico que articule várias possibilidades interpretativas, considerando que conceitos como cânone, nacionalismo, identidade, entre outros, serão tratados como elementos potencializadores da leitura e não como valores em si mesmos;
- Problematizar o papel das diversas mídias que envolvem a publicação de obras na atualidade: mercado editorial, livrarias, publicidade, bem como outros produtos decorrentes da proposta original (ênfase na série de documentários produzida em 2011);
- Perceber as diversas camadas narrativas que a série oportunizou em sua relação do romance com o vídeo e a internet e como esse dinamismo reflete na estrutura das composições e no processo de leitura;
- Discutir a questão da autoria e da obra "sob encomenda". O aspecto da inspiração e da transpiração [prazo x ideia]. As dificuldades do escritor e a recepção antes do mercado - o papel dos editores e a recusa/aceitação dos originais;
- Procurar outras formas de aprofundar o debate sobre cada texto literário, desde a pesquisa em outros materiais produzidos pelos autores (elementos presentes em outras obras, publicações em blogs, sites, jornais, entrevistas, etc).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARLETE GIMENES DA ROSA | 2 | 01/06/2018 | 30/06/2020 |
BRUNA CITTADELLA | 2 | 01/06/2018 | 30/06/2020 |
GRACE SILVA DA SILVA | 2 | 01/08/2020 | 31/12/2021 |
GRACE SILVA DA SILVA | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
JULIANA DAS NEVES SOUSA | 2 | 01/06/2018 | 30/06/2020 |
LUIZ EDUARDO SIQUEIRA BILHALVA | 2 | 01/07/2020 | 31/12/2021 |
MARIO AUGUSTO LANA NOVAIS | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
VIVIANE CHEQUINI MANZELLO | 2 | 01/06/2018 | 30/06/2020 |
VIVIANE PETRY DE VASCONCELLOS | 2 | 01/06/2018 | 30/06/2020 |
ÂNDERSON DE MOREIRA LARGUE | 2 | 01/07/2020 | 31/12/2021 |