Nome do Projeto
Uso de visão computacional para o ensino de lógica e circuito eletrônico com viés à acessibilidade para deficientes visuais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/07/2019 - 20/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Robotização
Resumo
O grande avanço tecnológico visto nos últimos anos tem aberto uma gama de possibilidades para desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. O uso dessas tecnologias, com a intenção de auxiliar pessoas portadoras de deficiência, tem sido objeto de estudo em diversos ramos da engenharia. Baseado nesta ideia surge o conceito de Tecnologia Assistiva, que segundo o CAT (Comitê de Ajudas Técnicas), pode ser definido como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Segundo o último censo, cerca de 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual), sendo a maior incidência a deficiência visual. As pessoas com deficiência visual estão sempre em luta por independência que envolve, entre outros fatores, a superação dos impactos e dos prejuízos derivados da limitação visual, principalmente em questões de aprendizado. Pesquisadores das áreas de educação apontam que diferentes tipos de mediação são necessárias para os processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano. Um dos tipos de mediação é a utilização de tecnologias assistivas no processo de aprendizagem que permitam alunos com deficiência visual visualizem as práticas e os símbolos, os quais são desenvolvidas utilizados durante o processo de aprendizagem. Dentro do contexto apresentado, a proposta para este projeto de pesquisa é propor e desenvolver tecnologias de visão computacional, alinhadas à robótica, que serão capazes de modelar circuitos lógicos e circuitos eletrônicos montados a partir de peças didáticas e, também, simular o comportamento destes circuitos, fornecendo retorno auditivo para o auxílio aprendizagem deficientes visuais que desejem percorrer o aprendizado na área de eletrônica e disciplinas correlatas.
Objetivo Geral
O objetivo geral deste projeto é estudar métodos e tecnologias que possam permitir a deficientes visuais utilizarem visão computacional para interpretar circuitos lógicos e eletrônicos montados em uma bancada didática elaborada para auxiliá-los.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA NEUJAHR BRUM | 20 | 01/06/2022 | 31/08/2022 |
Andressa de Ávila Pedroso | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
FELIPE MACHADO | 20 | 01/09/2021 | 31/08/2022 |
FELIPE MACHADO | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
JOAB TAVARES FAGUNDES | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
JOSÉ CLAUDIONILTON GOMES DA SILVA | 20 | 20/07/2019 | 20/07/2023 |
LUCAS ALEXANDRE BOTELHO DA PORCIUNCULA | 20 | 20/07/2019 | 20/07/2023 |
LUCIANO ANACKER LESTON | 1 | 20/07/2019 | 20/07/2023 |
MATEUS BECK FONSECA | 1 | 20/07/2019 | 20/07/2023 |
RAFAEL WESLLEY MIRON | 20 | 20/07/2019 | 20/07/2023 |