Nome do Projeto
Estudo de casos extremos de temperatura mínima no sul do Rio grande do Sul: relação com temperatura do ponto de orvalho e padrões atmosféricos.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2020 - 31/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia Aplicada
Resumo
A temperatura do ar é uma das variáveis mais importantes para a descrição do estado da atmosfera. A sua medição direta pode ser realizada por estações meteorológicas de superfície ou por radiossondas, que buscam descrever a sua variação vertical. Para as atividades humanas, a temperatura tem forte impacto no seu planejamento e execução, fazendo com que a sua previsão receba uma grande atenção. Seus extremos afetam negativamente vários aspectos das atividades humanas, como conforto térmico, agricultura e pecuária, e abastecimento hídrico, por exemplo. Portanto, a previsão da temperatura próxima à superfície é um dos produtos essenciais da previsão de tempo, em especial dos seus extremos.

Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto de pesquisa é estudar a ocorrência de temperatura mínima extrema na região sul do estado do Rio Grande do Sul, conhecendo possíveis relações com a temperatura do ponto de orvalho (em horários anteriores e outros pontos espaciais), bem como conhecer os padrões atmosféricos associados.

Para chegar nesse objetivo principal, é necessário atingir as seguintes metas:
a) Identificar os casos extremos de temperatura mínima
a) Avaliar a correlação entre a temperatura do ar e a temperatura do ponto de orvalho medidas num mesmo ponto e em pontos diferentes;
b) Verificar a existência de padrões atmosféricos que levam a diferentes comportamentos da
temperatura mínima no sul do Rio Grande do Sul
c) Estabelecer, se possível, uma ferramenta estatística de previsão da temperatura mínima

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GISELE NUNES DA SILVA403/12/201831/12/2019
HUMBERTO CONRADO203/12/201831/12/2019

Página gerada em 19/04/2024 21:28:06 (consulta levou 0.068560s)