Nome do Projeto
Ensino de Álgebra: um panorama da escola à universidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/06/2019 - 10/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Algebra
Resumo
Tanto no tratamento da Álgebra como uma ciência quanto no ensino de Álgebra nas escolas e cursos de licenciatura, espera-se que o enfoque seja no pensamento algébrico e abstrato para que então este pensamento possa ser expresso na linguagem adequada e tratar da resolução de problemas matemáticos e de outras áreas. Entretanto, durante alguns semestres ministrando disciplinas de Álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática, a coordenadora deste projeto verificou que muitos discentes tinham dificuldade no entendimento da fundamentação teórica dos conteúdos destas disciplinas. Isso em parte se dá pela dificuldade das escolas em aplicar as novas diretrizes da BNCC visto que este tipo mudança no panorama do ensino necessita de um tempo longo para acontecer. Também pode-se inferir que a formação do conhecimento matemático advindo da escola básica estabelece modelos de ensino difíceis de serem modificados na graduação, tendendo a repetir as práticas estabelecidas. Com isso, houve uma necessidade de tentar entender na raiz como está se desenvolvendo o estudo de Álgebra nas escolas. Sendo assim, o objetivo central deste projeto é elaborar, mediante pesquisa nas escolas, ferramentas para o desenvolvimento deste pensamento em ambos níveis.
Objetivo Geral
Neste projeto de pesquisa pretende-se:
- Organização de banco de dados para estudo: livros e artigos na área, testes e questionários a serem aplicados e seus resultados, entre outros;
- Elaboração de Material para possíveis ações de extensão em um projeto de extensão;
- Aprimoramento da capacidade de correlacionar os conteúdos vistos nas disciplinas de Álgebra do curso de Licenciatura em Matemática com a prática do ensino de Álgebra nas escolas;
- Elaboração de publicações acadêmicas para disseminação dos resultados, visando contribuir para as discussões sobre a formação de professores e o ensino de álgebra.
- Organização de banco de dados para estudo: livros e artigos na área, testes e questionários a serem aplicados e seus resultados, entre outros;
- Elaboração de Material para possíveis ações de extensão em um projeto de extensão;
- Aprimoramento da capacidade de correlacionar os conteúdos vistos nas disciplinas de Álgebra do curso de Licenciatura em Matemática com a prática do ensino de Álgebra nas escolas;
- Elaboração de publicações acadêmicas para disseminação dos resultados, visando contribuir para as discussões sobre a formação de professores e o ensino de álgebra.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIANA SILVEIRA BILHALVA | 4 | 01/06/2019 | 10/05/2020 |
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 2 | 01/06/2019 | 10/05/2020 |
FREDERICO DA ROSA BLANK | 4 | 01/06/2019 | 10/05/2020 |
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | 4 | 01/06/2019 | 10/05/2020 |