Nome do Projeto
A Tomografia Computadorizada Cone Beam Influencia a Tomada de Decisão no Diagnóstico e no Planejamento do Tratamento Endodôntico?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/07/2019 - 30/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A utilização da tomografia computadorizada cone beam (TCCB) no diagnóstico e plano de tratamento de endodontia deve ser baseada na relação risco/benefício individual para cada caso, assim como para explorar anatomias complexas e suspeitas de patologias periapicais, porém, alguns autores já relataram que seu uso deve ser ampliado, uma vez que a tomada de decisão clínica pode ser alterada quando imagens de TCCB são comparadas às de radiografias periapicais (RP). Contudo, a literatura sobre tomada de decisão clínica com uso de TCCB ainda é escassa, especialmente no meio acadêmico e no âmbito da endodontia. Assim, o objetivo com este estudo será avaliar a influência da TCCB na tomada de decisão clínica para o diagnóstico e o plano de tratamento endodônticos, comparativamente ao uso de RP, entre profissionais e acadêmicos de uma Faculdade de Odontologia do Sul do Brasil. Este estudo clínico transversal retrospectivo será descrito de acordo as recomendações do STROBE e será enviando para apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa Intitucional. Serão utilizados 30 casos clínicos de TCCB com necessidades endodônticas, selecionados aleatoriamente do arquivo de uma Clínica Privada de Radiologia Odontológica. Além da necessidade endodôntica, os casos selecionados deverão apresentar uma RP. Estes serão avaliados por 5 cirurgiões dentistas que atuam na área de Endodontia em um curso de Odontologia do Sul do Brasil e 5 acadêmicos do último ano do mesmo curso. As análises serão realizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias, sendo que na primeira os avaliadores receberão as RP e, na segunda, as TCCB. Em ambas as avaliações, dados clínicos de sinais e sintomas serão fornecidos. Os avaliadores deverão atribuir o diagnóstico endodôntico e o plano de tratamento de cada caso, entre uma lista fechada de opções, além relatarem a dificuldade que sentirão ao atribui-los. Os diagnósticos e planos de tratamento conferidos para os casos, analisando a RP e a TCCB, serão comparados, assim como o grau de dificuldade, para cada categoria de avaliador separadamente. A possível diferença entre a utilização dos dois exames por imagem será determinada por meio dos testes Qui-quadardo ou Exato de Fisher (a=5%) e a concordância entre os avaliadores será verificada por meio do teste Kappa.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Avaliar a influência da tomografia computadorizada Cone Beam (TCCB) na tomada de decisão clínica para o diagnóstico e o planejamento do tratamento endodônticos.
Objetivos Específicos:
- Para cada caso clínico apresentado, comparar o diagnóstico e o plano de tratamento atribuídos por meio da TCCB e da radiografia periapical (RP), tanto entre profissionais que atuam na área de endodontia quanto de acadêmicos no final do curso de graduação.
- Verificar se a concordância entre o diagnóstico e o plano de tratamento atribuídos entre os diferentes observadores varia de acordo com o exame por imagem utilizado na avaliação, e se esta variação é diferente entre profissionais e acadêmicos.
- Avaliar se a tomada de decisão clínica no diagnóstico e no plano de tratamento, atribuídos à cada caso, são facilitados pela TCCB comparativamente à RP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HENRIQUE TIMM VIEIRA208/07/201930/06/2020
NADIA DE SOUZA FERREIRA208/07/201930/06/2020
TAMYRES VELEDA FONSECA408/07/201930/06/2020

Página gerada em 25/04/2024 18:48:13 (consulta levou 0.036928s)