Nome do Projeto
Formas de aprimoramento da língua alemã: criação de estratégias de aprendizagem pelos alunos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 01/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Resumo
Este projeto pretende investigar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos de Língua estrangeira em diferentes situações de sala de aula. Sabe-se da importância do incentivo à autonomia dos alunos no que diz respeito à organização dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Língua Estrangeira, a saber, língua alemã. Dessa forma, a equipe deverá investigar a forma como os alunos constroem seus métodos próprios, que lhes possibilitariam uma melhor proficiência do idioma. Através da leitura do corpus, formularemos perguntas que farão parte de um questionário sobre os métodos pessoais adotados por cada estudante no momento da aprendizagem, em situações pontuais (comparando o modo de registro de reflexão para fixação e aprendizagem de um conteúdo específico); bem como de maneira mais geral e aberta (não vinculada a um conteúdo específico). Após a elaboração das perguntas, será escolhido o grupo no qual o questionário será aplicado. Ainda será definido o se o objeto da pesquisa serão aprendizes de Língua Estrangeira cursando disciplinas de Língua Alemã de múltiplos níveis de conhecimento ou apenas um. O material resultante desta abordagem será analisado e cotejado à luz das teorias vigentes, tendo como foco principal as estratégias de aprendizagem e aquisição de língua estrangeira. Com o produto desta análise esperamos poder elaborar materiais, tanto teóricos, quanto práticos, que possam ser aproveitados pelos alunos dos cursos de licenciatura em Português e ensino de Língua Estrangeira em seu futuro profissional. Assim sendo, pretendemos oferecer aos professores de Língua Estrangeira uma grande variedade de ferramentas para orientar os alunos na construção do seu próprio saber e na produção de suas estratégias de aprendizagem.

Objetivo Geral

Geral: Refletir sobre como se dá a aprendizagem de um conteúdo novo em língua estrangeira (especialmente em Língua Alemã) e utilizar estas informação para gerar novas estratégias de aprendizagem.
Específico: Procurar responder as seguintes questões: Como se dá o aprendizado de um novo conteúdo nas aulas de Língua Estrangeira? Quais são as estratégias utilizadas pelos alunos para compreender , fixar e posteriormente replicar o conteúdo? Como orientar e incentivar o aluno a criar suas próprias estratégias?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARDO KOLLING LIMBERGER604/12/201831/07/2019
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON201/04/201803/12/2018
Jonatas Silva do Nascimento201/04/201803/12/2018

Página gerada em 05/12/2024 19:23:46 (consulta levou 0.063437s)