Nome do Projeto
Filtros-Bolha e Circulação de Informações na Mídia Social
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Resumo
O presente projeto busca estudar como os processos de circulação de informação, na mídia social,e de modo particular, os filtros-bolha. influenciam os processos eleitorais e políticos no Brasil. Para isso, tomaremos como estudo de caso as eleições presidenciais de 2018 e as influências geradas pelo Facebook e o Twitter, principalmente, no posicionamento e nos discursos sobre e dos candidatos.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Analisar como os processos de filtragem e os modos de circulação de informações na mídia social influenciam os processos eleitorais nas eleições presidenciais de 2018.
Objetivo Específico:
a) Analisar a ação dos filtros-bolha sobre a circulação de informações;
b) Analisar a circulação das notícias dos veículos jornalísticos e de sua percepção pelo público nesses clusters;
c) Analisar as ações dos grupos de apoio (militância) dos diferentes candidatos e partidos e seus efeitos na circulação
de informações;
d) Analisar os discursos emergentes nesses diferentes clusters a partir dos modos de circulação das informações.
e) Analisar os efeitos dessa circulação durante o período das campanhas eleitorais.
Analisar como os processos de filtragem e os modos de circulação de informações na mídia social influenciam os processos eleitorais nas eleições presidenciais de 2018.
Objetivo Específico:
a) Analisar a ação dos filtros-bolha sobre a circulação de informações;
b) Analisar a circulação das notícias dos veículos jornalísticos e de sua percepção pelo público nesses clusters;
c) Analisar as ações dos grupos de apoio (militância) dos diferentes candidatos e partidos e seus efeitos na circulação
de informações;
d) Analisar os discursos emergentes nesses diferentes clusters a partir dos modos de circulação das informações.
e) Analisar os efeitos dessa circulação durante o período das campanhas eleitorais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FERNANDA PIRES DUPONT | 4 | 01/11/2017 | 31/12/2019 |
GIORGIA OSSANES JAQUES | 4 | 01/11/2017 | 31/12/2019 |
LISANDRA ROLDÃO MIRANDA | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
LORENZO FAGUNDES ANTUNES | 4 | 01/11/2017 | 31/12/2019 |
LUIZA CARVALHO MATTEA | 4 | 01/11/2017 | 31/12/2019 |
VITÓRIA LEITZKE FONSECA | 4 | 01/11/2017 | 31/12/2019 |