Nome do Projeto
Filtros-Bolha e Circulação de Informações na Mídia Social
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2020 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Resumo
O presente projeto busca estudar como os processos de circulação de informação, na mídia social,e de modo particular, os filtros-bolha. influenciam os processos eleitorais e políticos no Brasil. Para isso, tomaremos como estudo de caso as eleições presidenciais de 2018 e as influências geradas pelo Facebook e o Twitter, principalmente, no posicionamento e nos discursos sobre e dos candidatos.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Analisar como os processos de filtragem e os modos de circulação de informações na mídia social influenciam os processos eleitorais nas eleições presidenciais de 2018.

Objetivo Específico:
a) Analisar a ação dos filtros-bolha sobre a circulação de informações;
b) Analisar a circulação das notícias dos veículos jornalísticos e de sua percepção pelo público nesses clusters;
c) Analisar as ações dos grupos de apoio (militância) dos diferentes candidatos e partidos e seus efeitos na circulação
de informações;
d) Analisar os discursos emergentes nesses diferentes clusters a partir dos modos de circulação das informações.
e) Analisar os efeitos dessa circulação durante o período das campanhas eleitorais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA PIRES DUPONT401/11/201731/12/2019
GIORGIA OSSANES JAQUES401/11/201731/12/2019
LISANDRA ROLDÃO MIRANDA2001/08/201931/07/2020
LORENZO FAGUNDES ANTUNES401/11/201731/12/2019
LUIZA CARVALHO MATTEA401/11/201731/12/2019
VITÓRIA LEITZKE FONSECA401/11/201731/12/2019

Página gerada em 06/12/2024 21:01:58 (consulta levou 0.055509s)