Nome do Projeto
Fatores relacionados à taxa de sobrevivência de dentes permanentes traumatizados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/07/2019 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Será objetivo com este estudo analisar as taxas de sobrevivência para os desfechos perda dentária, perda de vitalidade pulpar e reabsorção dentária, de dentes permanentes traumatizados, atendidos e acompanhados no Projeto CETAT da FO UFPel, em um período de até 10 anos após o trauma, e analisar os fatores que influenciaram nas taxas de sobrevivência de cada um destes desfechos. Este estudo é um recorte de um estudo maior. A amostra será composta por dentes permanentes acometidos por algum tipo de trauma aos tecidos duros dentários e à polpa, bem como aos tecidos periodontais, e que foram atendidos no Projeto CETAT da FO UFPel, entre os anos de 2009 e 2019. Os dados serão coletados em prontuários, por um único avaliador, que antes de iniciar a coleta, passará por treinamento e calibração, cujas efetividades serão verificadas pelo teste de concordância de Kappa (k). Serão coletados dados relativos à consulta inicial do paciente e às consultas de retorno, tanto clínicos quanto radiográficos, sendo que estas consultas de retorno corresponderão à períodos subsequentes de 6 meses após a consulta inicial. Os dentes serão agrupados de acordo com o tipo de trauma sofrido, e para cada grupo serão analisadas as taxas de sobrevivência para os desfechos: a) perda dentária; b) perda de vitalidade pulpar; e c) reabsorção dentária, por meio da construção de curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier. Ainda, por meio de uma análise de regressão, serão avaliados os fatores que influenciam cada um dos desfechos em cada grupo de truma dental.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Analisar as taxas de sobrevivência para os desfechos perda dentária, perda de vitalidade pulpar e reabsorção dentária, de dentes permanentes traumatizados, atendidos e acompanhados no Projeto CETAT da FO UFPel, em um período de até 10 anos após o trauma, e analisar os fatores que influenciaram nas taxas de sobrevivência de cada um destes desfechos.
Objetivos específicos
- Avaliar as taxas de sobrevivência relacionadas à perda dentária, perda da vitalidade pulpar e reabsorção dentária de dentes permamantes que sofreram diferentes tipos de traumatismos aos tecidos duros dentais e à polpa, bem como aos tecidos periodontais, por meio da contrução de curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier.
- Comprarar as taxas de sobrevivência para cada um dos desfechos avaliados e cada grupo de trauma.
- Analisar os fatores que influenciam as taxas de sobrevivência de cada um dos desfechos avaliados, para cada grupo de traumatismo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINA BRAGA XAVIER122/07/201931/07/2020
JOSUE MARTOS122/07/201931/07/2020
NADINE BARBOSA FERREIRA222/07/201931/07/2020

Página gerada em 20/04/2024 00:29:16 (consulta levou 0.067766s)