Nome do Projeto
Níveis de conhecimento e confiança adquiridos por acadêmicos de Odontologia no diagnóstico e tratamento da disfunção temporomandibular (DTM)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/08/2019 - 24/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
De acordo com a Associação Americana de Educação Odontológica, acadêmicos de Odontologia devem desenvolver, durante seu curso, competência para prevenir, diagnosticar e tratar um caso de disfunção temporomandibular (DTM). Todavia, de um modo geral, estudos realizados em países europeus, nos Estados Unidos, Canadá e Austrália com estudantes de Odontologia, têm demonstrado que os mesmos relatam pouca satisfação em relação ao ensino da DTM que receberam em seus cursos de graduação, além de não sentirem confiança e segurança para diagnosticar, tratar e até mesmo encaminhar pacientes com DTM. Diante do fato de não ter sido encontrado um artigo que tenha feito uma investigação semelhante em Faculdades de Odontologia brasileiras, será objeto deste trabalho de pesquisa estudar as habilidades e competências adquiridas em DTM, e dor orofacial (DOF) relacionada à DTM, por acadêmicos do último ano de uma Instituição de Ensino Pública de Odontologia do sul do Brasil. Para isso, os estudantes preencherão, de forma anônima, à um questionário com perguntas fechadas, formulado com base em instrumentos utilizados em outros estudos. Neste questionário serão coletados dados que permitirão avaliar o conhecimento e a compreensão que os acadêmicos adquiriram em DTM durante sua formação, além da confiança e das atitudes no diagnóstico e tratamento de indivíduos com DTM. Ainda, serão coletados dados que permitirão verificar a possível experiência prática que os acadêmicos experimentaram no atendimento de um paciente com DTM. Os dados serão avaliados por meio de estatística descritiva. A relação entre os desfechos “compreensão adquirida em DTM”, e “confiança e atitudes no tratamento de indivíduos com DTM”, e a experiência clínica prática no atendimento de um paciente com DTM, será avaliada pelo teste estatístico adequado, de acordo com a distribuição dos dados.

Objetivo Geral

Objetivo geral
- Estudar as habilidades e competências adquiridas em disfunção temporomandibular (DTM), e dor orofacial (DOF) relacionada à DTM, por acadêmicos do último ano de uma Instituição de Ensino de Odontologia do sul do Brasil.
Objetivos específicos
- Identificar o conhecimento e a compreensão que os acadêmicos adquiriram em DTM, além da confiança e das atitudes no diagnóstico e tratamento de indivíduos com DTM, por meio da aplicação de um questionário.
- Analisar se o conhecimento, a compreensão e a confiança adquiridos estão relacionados à possíveis experiências práticas no atendimento de pacientes com DTM.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL DA SILVA ACUNHA405/08/201924/12/2020
JOSUE MARTOS105/08/201924/12/2020

Página gerada em 18/04/2024 18:28:49 (consulta levou 0.075949s)