Nome do Projeto
A Influência do Blues na Música Pelotense
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/11/2019 - 04/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O blues é um segmento de cultura musical popular surgido no sul dos Estados Unidos da América, mais precisamente nos Estados de Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississipi e Louisiana. O blues surgiu nas antigas fazenda de produção de algodão cuja mão de obra era composta por escravos libertos e seus descendentes que, entoando cânticos, durante a colheita do algodão e durante os cultos de religião cristã gospel acabam por criar uma forma musical balizada em síncope, melodia e harmonia singulares, representando um mecanismo social de resistência e personalidade cultural a partir de uma musicalidade única que, particularmente ao século XX, influencia diversos artistas da cena músical internacional, particularmente músicos de Rock, tais como Beatles, Rolling Stones, Erasmo Carlos, Raul Seixas, entre outros. Na cidade de Pelotas, hipoteticamente, crê-se que o blues influenciou de maneira singular a formação de diversos músicos, compositores que atuam na cena musical local. Analisar essa dimensão cultural é o objeto central desse projeto.

Objetivo Geral

Este projeto tem por objetivo geral a realização de uma investigação sobre a influência do blues norte americano na formação de músicos da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Já os objetivos específicos do mesmo são:

a) Caracterizar a história cultural do blues nos Estados Unidos da América;
b) Identificar os lugares, momentos, experiências, bares, e outros que consideram, destacam e tem como tema central o blues em seus eventos, programas e atividades;
c) Identificar qual a importância do blues na formação musical de artistas da música de Pelotas;
d) Inventariar os músicos de Pelotas, particularmente os compositores, que interpretam e criam canções de blues;
d) Realizar um evento em forma de apresentação musical no Mercado Público de Pelotas com artistas pelotenses que interpretarão covers e composições próprias de blues;
e) Elaborar e enviar para publicação, um artigo científico sobre o projeto de modo a qualificar cientificamente os pesquisadores envolvidos no projeto, além de valorizar e prestigiar o blues, enquanto vertente musical singular.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCAS MENDONCA NUNES430/11/201904/06/2020
MILENA TEIXEIRA TAVARES430/11/201904/06/2020

Página gerada em 28/03/2024 08:02:37 (consulta levou 1.016523s)