Nome do Projeto
Influência do reforço positivo em éguas no período puerperal no relacionamento égua-potro-humano
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/02/2020 - 31/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica Veterinária
Resumo
Independente da razão para manter um cavalo, a necessidade de um bom relacionamento entre o homem e o animal é crucial. Aprender como estabelecer um relacionamento funcional é imprescindível, e uma grande parte disso vem da compreensão de como os cavalos aprendem. A teoria de aprendizagem, o porquê e como os animais aprendem, é um aspeto importante da ciência de equitação, e nos últimos anos tem sido cada vez mais adicionado aos programas veterinários eqüinos desde que o conhecimento desses assuntos tem se mostrado útil, tanto no aumento da eficiência clínica e redução de lesões. No estudo original de 2005 conduzido por Henry et al., a teoria de aprendizagem da relacionamento égua-potro foi investigada e sua utilidade no treinamento com humanos-potros foi testada experimentalmente. Em vez de outros processos de manipulação de neonatos que envolve um grande investimento de tempo, os autores mostraram um método relativamente rápido e prático de influenciar o treinamento do potro, sem tocar no potro, mas usando a égua como modelo através do qual ensinar o potro, um método considerado com potencial significativo para o treinamento do potro. No presente estudo, pretendemos abordar a aplicabilidade de tal método em cavalos de Puro Sangue Inglês destinados para a indústria de corrida, em lugares de diferentes sistemas de manejo. Através de um investimento mínimo de tempo nos primeiros 5 dias após o parto, investigamos o uso de reforço positivo para impactar indiretamente os comportamentos dos potros até pelo menos o primeiro ano de vida. Comportamentos, treinamento, durabilidade e generalização da aprendizagem do potro serão testados para confirmar a tendência em vários sistemas de manejo. Dependendo nos resultados, a incorporação dessa técnica pode efetuar a maneira que criamos potros, valorizando como nos usamos o tempo curto durante a fase neonatal do potro. Assim incorporando teoria de aprendizagem vai fazer que nos enxergamos o cavalo de uma forma mais completa, que, por sua vez, levará a uma melhor compreensão do paciente equino, diminuirá o estresse do animal associado com manuseio difícil, diminuir as reações de medo conhecidas por causar acidentes, e aumentar a eficiência clinica das interações humano-equino. Além disso, o presente estudo vai nos permitir a melhorada do entendimento no corpo científico na área de teoria de aprendizagem equino aplicado.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
O projeto tem como objetivo estudar o relacionamento entre a égua e seu potro, e a influência indireta que ela pode ter no relacionamento entre potro e humano, nos cavalos da raça Puro Sangue Inglês.
Objetivos específicos
Avaliar o efeito e duração do reforço positivo aplicado na égua
Entender melhor a influência da égua no comportamento do potro
Entender melhor como a aprendizagem do potro funciona durante o inicio da vida e assim aumentar nosso entendimento em teoria de aprendizagem
Aprender como utilizar fenômenos naturais para facilitar manejo subsequente,
e assim aumentar o bem-estar do animal
O projeto tem como objetivo estudar o relacionamento entre a égua e seu potro, e a influência indireta que ela pode ter no relacionamento entre potro e humano, nos cavalos da raça Puro Sangue Inglês.
Objetivos específicos
Avaliar o efeito e duração do reforço positivo aplicado na égua
Entender melhor a influência da égua no comportamento do potro
Entender melhor como a aprendizagem do potro funciona durante o inicio da vida e assim aumentar nosso entendimento em teoria de aprendizagem
Aprender como utilizar fenômenos naturais para facilitar manejo subsequente,
e assim aumentar o bem-estar do animal
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA GARCIA MOTTA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
ELIZA MOREIRA PIEMOLINI | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
GABRIELA CASTRO DA SILVA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
GABRIELA MAROCCO RAPHAELLI | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
HENRIQUE DOS REIS NORONHA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
HORTENCIA CAMPOS MAZZO | 4 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
KASSIUS DOS SANTOS CORRÊA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
RAFAELA BASTOS DA SILVA | 2 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
RUTH DUNFORD PATTEN | 12 | 03/02/2020 | 01/06/2021 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES/PROAP | R$ 3.000,00 |