Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – DA PRODUÇÃO EM MASSA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/12/2019 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Produção
Resumo
O cenário atual brasileiro acena com um faturamento industrial de tendência de alta, ao crescer em setembro pelo quarto mês consecutivo, considerando os dados dessazonalizados. Os demais resultados, contudo, sugerem moderação da atividade industrial. A indicação da demanda interna insuficiente perdeu importância entre os principais problemas enfrentados pela indústria no terceiro trimestre de 2019, mas segue assinalada como o segundo maior problema do setor. A elevada carga tributária permanece sendo o principal problema dos empresários industriais. (PORTAL DA INDÚSTRIA 2019). Dentro deste cenário brasileiro e mundial, as empresas precisam buscar sistemas produtivos alternativos, que unam características dos mais variados sistemas produtivos tradicionais: sistema taylorista, sistema fordista ou sistema toyotista. Os sistemas produção de produção referem-se ao modo como empresas e fábricas adotam estratégias para aumentar os lucros. Para auxiliar esses modelos produtivos as indústrias se utilizam de estratégias produtivas que se baseiam em conceitos derivados do sistema JIT, TOC, Kanban, Qualidade total, Estoque zero, Emissão zero, Produção enxuta, Produção limpa, Troca rápida de ferramentas, 5 S, Indústria 4.0, Inteligência artificial, dentre outras. Estratégia é um compromisso com a ação. Segundo Mintzberg (1983), a estratégia representa uma adaptação entre um ambiente dinâmico e um sistema de operações estável. É uma concepção de organização, de como esta se ajusta continuamente ao ambiente em que está inserida. A produção é a área da organização responsável por transformar todas as entradas disponíveis em saídas desejadas, de acordo com o planejamento estratégico da mesma e atendendo aos anseios dos seus clientes. Como responsabilidade direta, a produção precisa entender quais são os objetivos estratégicos da produção. Isso se traduz em dois aspectos: 1) Ter a visão clara do papel exercido pela produção no atingimento das estratégia; e, 2) Traduzir os objetivos organizacionais em termos de implicações para os objetivos de desempenho de produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo). Com esta argumentação, tratamos dos objetivos desta pesquisa.

Objetivo Geral

Os objetivos desta pesquisa derivam do questionamento sobre como as estratégias de produção impulsionam o desenvolvimento sustentável dos processos produtivos das empresas?. A partir deste questionamento, surgem os objetivos:
Geral - Identificar as estratégias de produção utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento sustentável dos seus processos produtivos.
Específicos:
- Levantar as empresas brasileiras, identificando seu ramo de atividade e endereço eletrônico;
- Analisar as estratégias de produção destas empresas
- Identificar as ferramentas utilizadas nos mecanismos estratégicos da empresa;
- Criar um panorama estratégico das operações industriais brasileiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Jéssica Teixeira Goia410/12/201924/06/2020
Patrícia Pires Da Silva410/12/201910/12/2021
SABRINA SAMPAIO RAKOW410/12/201910/12/2021

Página gerada em 25/04/2024 10:46:45 (consulta levou 0.048961s)