Nome do Projeto
Uso da Placa Miorrelaxante e da Fisioterapia Caseira no Controle dos Sintomas da Disfunção Temporomandibular: Estudo Clínico Randomizado
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
24/12/2019 - 05/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A Disfunção temporomandibular (DTM) se refere a várias doenças que envolvem os músculos da mastigação e/ou articulação temporomandibular (ATM). O tratamento para as disfunções temporomandibulares, cada vez mais representa um desafio para o profissional que se propõem a tratar desta alteração articular. As causas dessas desordens ainda não são bem definidas, mas os fatores contribuintes para elas são conhecidos e podem ser minimizados e até controlados. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo clínico randomizado para verificar os efeitos dos tratamentos com a placa mirrelaxante e fisioterapêutico na redução da dor em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Serão incluídos no estudo indivíduos com DTM de origem muscular, com grau moderado ou severo de DTM e que apresentem condições de comparecer semanalmente a consultas odontológicas. Será utilizado para diagnóstico da disfunção o RDC/TMD, o Índice Amnésico de Fonseca (IAF) para classificar a severidade da DTM, a Escala Visual Analógica (EVA) para aferição da intensidade da dor e o OHIP-14 para mensurar a percepção do indivíduo sobre o impacto da saúde bucal na qualidade de vida.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Comparar os efeitos dos tratamentos da placa mirrelaxante e da fisioterapia na redução da dor em pacientes com disfunção temporomandibular (DTM).

Objetivo Específico
(1) Avaliar a influência do uso de placa miorrelaxante na diminuição da sintomatologia dolorosa, severidade da DTM e o impacto na qualidade de vida em pacientes diagnosticados com DTM.
(2) Avaliar a influência da placa miorrelaxante associada a técnicas caseiras de fisioterapia na diminuição da sintomatologia dolorosa, severidade da DTM, intensidade da dor e sua relação na qualidade de vida em pacientes diagnosticados com DTM.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NATÁLIA SILVEIRA CABREIRA424/12/201930/12/2020
VALERIA SILVEIRA DA SILVEIRA424/12/201905/12/2022

Página gerada em 16/04/2024 06:05:09 (consulta levou 0.210688s)