Nome do Projeto
Efeitos de substituição química e pressão externa na condutividade elétrica de supercondutores não-convencionais.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/10/2008 - 07/10/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física - Supercondutividade
Resumo
O projeto proposto visa a montagem de um sistema de medida de resistividade elétrica AC em função da temperatura (60 < T < 300 K) em condições de pressão hidrostática aplicada (P < 15 kbar), com o objetivo de investigar o papel desempenhado pelas substituições químicas e pela pressão hidrostática nas propriedades elétricas de supercondutores de alta temperatura crítica. Para tanto, será necessário o desenvolvimento de células de Cu-Be do tipo pistão-cilindro capazes de atingir valores de pressão inferiores a 15 kbar. As amostras a serem estudadas consistirão basicamente de monocristais de YBa2Cu3O7-, onde os sítios do Y, Ba e Cu serão parcialmente substituídos por átomos de diferentes valências e distribuições eletrônicas, tais como Ca, Sr e Zn. Os resultados obtidos serão interpretados no contexto dos modelos existentes para a contribuição das flutuações supercondutoras à condutividade elétrica, e considerando a anisotropia introduzida pela estrutura cristalina planar característica desse sistema. Espera-se, assim, que a comparação dos resultados obtidos com os existentes para o composto puro forneça informações importantes sobre a dimensionalidade efetiva da supercondutividade, contribuindo para uma melhor compreensão dos mecanismos responsáveis pela supercondutividade não-convencional nesses sistemas.

Objetivo Geral

1. Ampliar o quadro de técnicas experimentais de caracterização do LMS, o projeto aqui apresentado visa a montagem de um sistema de medida de resistividade elétrica AC em função da temperatura (60 < T < 300 K) em condições de pressão hidrostática aplicada (P < 15 kbar);
2. Estudar o papel desempenhado pelas substituições químicas e pela pressão hidrostática nas propriedades elétricas de supercondutores não-convencionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 21:03:59 (consulta levou 0.044236s)