Nome do Projeto
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/02/2009 - 02/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Resumo
Esse projeto de trabalho está voltado para uma associação entre formação cultural, considerando o grau de impacto da indústria cultural na sociedade contemporânea, e sobretudo na educação formal, e formação do leitor, considerando o crescente desprestígio da leitura sistemática de textos literários no âmbito escolar. Essa associação estabelece, nos termos da Dialética Negativa de Theodor Adorno, como percursos tramados de maneira conflitiva, em que a constituição do sujeito não se realiza de maneira plena.
Objetivo Geral
OBJETIVOS PRINCIPAL: Articular uma reflexão específica sobre problemas de formação do leitor, tratados na área de Letras, com reflexões gerais sobre formação cultural e capacidade de interpretação de conceitos, que tocam em todas as disciplinas curriculares da educação básica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Refletir a respeito de critérios de avaliação dos diversos discursos vigentes na educação, potencializando a instância expressiva da racionalidade que se faz presente na linguagem, levando-se em consideração que os argumentos hegemônicos ainda difundem atualmente imagens autoritárias da formação cultural;
Revisar o discurso bibliográfico sobre o tema e, com isto, do redimensionamento da formação do professor, especialmente dos Cursos de Letras, de maneira adequada às exigências educacionais vigentes, num contexto em que a racionalidade científica, por intermédio do tecnicismo educacional vigente no recente período ditatorial brasileiro (1964-85), transformou-se em um mito;
Estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre formação do leitor e autoritarismo. Serão levantadas categorias utilizadas pelos críticos e historiadores, e examinadas as fundamentações teóricas empregadas;
Refletir sobre conceitos de Estética e de Teoria da Literatura à luz das relações entre Literatura e Sociedade. Conceitos como juízo crítico, universalidade, engajamento, participação, crítica social, literariedade, mímese e cânone serão discutidos tendo em vista a condição específica da expressão literária em um contexto de controle discursivo e ideológico;
Revisar o discurso bibliográfico sobre o tema e, com isto, do redimensionamento da formação do professor, especialmente dos Cursos de Letras, de maneira adequada às exigências educacionais vigentes, num contexto em que a racionalidade científica, por intermédio do tecnicismo educacional vigente no recente período ditatorial brasileiro (1964-85), transformou-se em um mito;
Estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre formação do leitor e autoritarismo. Serão levantadas categorias utilizadas pelos críticos e historiadores, e examinadas as fundamentações teóricas empregadas;
Refletir sobre conceitos de Estética e de Teoria da Literatura à luz das relações entre Literatura e Sociedade. Conceitos como juízo crítico, universalidade, engajamento, participação, crítica social, literariedade, mímese e cânone serão discutidos tendo em vista a condição específica da expressão literária em um contexto de controle discursivo e ideológico;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
06 | |||
06 | |||
BEATRIZ RIBEIRO BORGES | 12 | 01/08/2013 | 31/01/2014 |
CARLOS ALBERTO OSSANES NUNES | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
LILIAN GREICE DOS SANTOS ORTIZ DA SILVEIRA | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
MARCO VINICIO PEREIRA DO ESPIRITO SANTO | 12 | 01/02/2014 | 31/07/2014 |
VIRGÍNEA NOVACK SANTOS DA ROCHA | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2014 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES | R$ 0,00 |