Nome do Projeto
ALTERNATIVAS NÃO-TOXICAS PARA A GRAVURA CONTEMPORÂNEA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2009 - 20/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Gravura
Resumo
Esta pesquisa insere-se dentro das atividades do Grupo de Pesquisa “Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade” e está vinculada às demais pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Com este projeto de pesquisa “Alternativas não-tóxicas para a gravura contemporânea”, pretendemos avançar nos estudos técnicos e poéticos que fazem parte dos procedimentos nesta área e pretendemos apresentar alternativas para a realização das imagens gráficas a partir de materiais não-tóxicos. Estas pesquisas são pioneiras no sul do país. Acreditamos que esta investigação poderá apresentar processos que minimizem o impacto insalubre que a gravura tradicional traz à saúde e ao meio ambiente, e, simultaneamente, poderá potencializar a capacidade expressiva deste meio gráfico, ao acrescentar, aos processos tradicionais, novos métodos que permitam sua sustentabilidade a longo prazo. Temos a confiança de poder compartilhar conhecimentos e informações para a sustentabilidade deste meio expressivo tão rico em sua linguagem plástica quanto para a preservação da saúde dos artistas-gravadores e do meio-ambiente em que vivemos.

Objetivo Geral

É inegável a importância de repensarmos nossas práticas e apresentarmos novas alternativas para realizar imagens gráficas a partir das possibilidades de materiais e procedimentos não-tóxicos, tais como as “bases acrílicas” para a gravura em metal e os papéis “poliéster” para a litografia. Estas alternativas não-tóxicas vêm somar-se aos métodos tradicionais, substituindo as escassas pedras litográficas e os perigosos vernizes derivados de hidrocarbonetos utilizados nas técnicas tradicionais de gravura em metal.
As bases acrílicas e os filmes foto-polímeros são materiais alternativos mais adequados e acessíveis aos dias de hoje para a gravura em metal. Do mesmo modo, os papéis poliéster utilizados originalmente para impressão off-set podem substituir os tradicionais materiais utilizados na confecção das matrizes litográficas, viabilizando de modo muito mais econômico e eficiente os mesmos aspectos da linguagem litográfica. Estaremos utilizando procedimentos e materiais não-tóxicos, que incorporam princípios de sustentabilidade, mantendo e melhorando os aspectos qualitativos e econômicos das gravuras.
Nossa meta é difundir processos alternativos para a realização de gravuras entre os profissionais da área, e também junto aos estudantes em processo de formação, para que estas novas alternativas não-tóxicas possam ser incorporadas aos sólidos conhecimentos já existentes na área da gravura em metal e da litografia. Isto será feito através de publicações dos resultados em periódicos científicos, divulgação científica em congressos da área, e de formação de pessoas (artistas e artistas em formação).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
LEANDRO SILVEIRA RODRIGUES1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 33.449,00

Página gerada em 26/04/2024 13:26:18 (consulta levou 0.044088s)