Nome do Projeto
IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: inventariando e (auto)biografando trajetos do vivido numa Faculdade de Educação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/09/2009 - 31/07/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
Esta pesquisa visa fortalecer os estudos desenvolvidos dentro de um Grupo de Estudos e Pesquisa – GEPIEM – que integra a linha de pesquisa – “Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem”, através da proponente deste estudo. Propõe uma investigação do trajeto de vida e de profissão de oito professores que estiveram envolvidos com a criação e instalação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL/RS, e cinco alunos, que, atualmente fazem parte do corpo docente desta mesma Faculdade. O intuito é inventariar e (auto)biografar histórias de vida, adentrando nestes trajetos do vivido para visibilizar os elementos fundantes dos processos (auto)formativos humanos, nessa instituição em especial.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Com base nos princípios da pesquisa qualitativa temos como objetivo central inventariar e autobiografar os trajetos do vivido de dois grupos considerados como propulsores de representações dos processos (auto)formativos da Faculdade de Educação/UFPEL.
Este grande objetivo se desdobrará em sete objetivos específicos, para facilitar o inventário dos guardados na memória dos sujeitos pesquisados, a partir das formulações que se seguem.

Objetivos específicos
1.(Auto)biografar as memórias fundadoras de 8 (oito) professores responsáveis pela criação da Faculdade de Educação;
2. (Auto)biografar as memórias fundadoras de 5(cinco) alunos destes professores, atualmente, também docentes da mesma instituição;
3. Mapear os imaginários presentes nos dois grupos;
4.Cotejar as semelhanças e as diferenças de tais representações;
5. Problematizar os movimentos de produção de sentidos latentes e manifestos (sociais e individuais) presentes nos dois grupos;
6. Contribuir para a teorização do campo dos processos autoformativos em nível individual e coletivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
02
02
02
02
02
02
03
04
04
ADRIANI RAMOS CALDERIPE1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 6.000,00

Página gerada em 26/04/2024 14:00:23 (consulta levou 0.045389s)