Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA CITOXICIDADE DE EXTRATOS DA ESPONJA MARINHA Aplysina caissara SOBRE AS LINHAGENS DE ADENOCARCINOMA DE MAMA HUMANO (MCF-7), CARCINOMA DE BOCA (KB) E FIBROBLASTOS EMBRIONÁRIOS DE RATOS (NIH-3T3)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2009 - 01/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
A busca de agentes anticancerígenos derivados de produtos naturais, além de proporcionar instrumentos farmacológicos adequados para o estudo de funções celulares fundamentais como o crescimento e divisão celular, função imune, carcinogênese e sua regulação, permitiu a descoberta de novos alvos de ação farmacológica5. É um fato real que a importância dos organismos marinhos como fonte de novas substâncias vem crescendo. As espécies marinhas compreendem aproximadamente metade da biodiversidade global, os oceanos oferecem um enorme recurso para novos compostos, e vem sendo classificado como o maior reservatório remanescente de moléculas naturais para serem avaliadas suas atividades farmacológicas. Diferentes tipos de substâncias vêm sendo obtidas de organismos marinhos entre outras razões pelo fato de eles viverem em um ambiente muito exigente, competitivo e agressivo, muito diferente em vários aspectos do ambiente terrestre, situação que demanda a produção de outras moléculas específicas, potentes e ativas. A descoberta do papel bioregulador de diferentes peptídeos endógenos nos organismos, assim como o entendimento do mecanismo molecular de ação de novos peptídeos bioativos obtidos de recursos naturais em alvos celulares específicos, contribuem para considerar estes peptídeos também como candidatos promissores para medicamentos. Recentemente peptídeos marinhos abriram uma nova perspectiva para o desenvolvimento da indústria farmacêutica. Peptídeos cíclicos e lineares descobertos de animais marinhos aumentaram o conhecimento sobre novos agentes citotóxicos, antimicrobianos, bloqueadores específicos de canais iônicos e muitas outras propriedades com novaquímicas associadas aos mecanismo naturais de atividade farmacológica. Esses fatos introduzem os peptídeos marinhos como uma nova escolha para obtenção de novos compostos para pesquisas biomédicas .

Objetivo Geral

OBJETIVOS

Objetivo geral
Avaliar a ação citotóxica dos extratos e frações cromatográficas da esponja marinha Aplysina caissara em cultivo “in vitro” sobre linhagens tumorais humanas de adenocarcinoma de mana (MCF-7), adenocarcinoma de colon (HT-29), carcinoma de boca (KB) e fibroblastos embrionários de ratos (NIH-3T3).

Objetivos específicos
- Avaliar o efeito citotóxico dos extratos metanólicos e hexanico da esponja marinha Aplysina caissara sobre as linhagens tumorais humanas
- Comparar o efeito citotóxico sobre as linhagens tumorais com o efeito citotóxico sobre a linhagem não tumoral de fibroblastos embrionários de ratos (NIH 3T3) para identificar seletividade dos extratos;
-Fracionar o extrato mais ativo e avaliar a atividade citotóxica das diferentes frações;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
8

Página gerada em 26/04/2024 04:57:17 (consulta levou 0.038617s)