Nome do Projeto
Validação de instrumento de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde e variáveis relacionadas e sua aplicação em pesquisa clínica em Enfermagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2010 - 01/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-Cirúrgica
Resumo
Projeto que tem por objetivos realizar estudos metodológicos visando ao estudo das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e variáveis relacionadas em indivíduos vítimas de Queimaduras e indivíduos portadores de Câncer; aplicar instrumentos de medidas de QVRS e de variáveis relacionadas, de propriedades psicométricas constatadas, em pesquisas clínicas de enfermagem no processo de reabilitação de indivíduos vítimas de queimaduras e portadores de câncer. A proposta contempla a participação de indivíduos adultos e a utilização de metodologias quantitativas principalmente de natureza experimental e quase-experimental. Assim serão desenvolvidos também estudos de revisão integrativa e observacionais. Os dados serão organizados e armazenados no Programa Excel 2003, analisados no programa estatístico Statistical Package for Social Science versão 15.0 (SPSS). Serão realizados testes paramétricos e não paramétricos visando à comparação das medidas das variáveis de interesse, por exemplo, o teste t de Student, testes de correlação e de associação entre as variáveis e de regressão múltipla para avaliar os efeitos preditores de outras variáveis na medida de qualidade de vida relacionada à saúde e analises de estatística descritiva e psicométrica, como, o alfa de Cronbach e a análise de principais componentes. A proposta prevê a realização de estudo de caráter multicêntrico em parceria com profissionais de enfermagem e de áreas a fins da Universidade de Pelotas e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Com o desenvolvimento da proposta espera-se disponibilizar instrumentos válidos e confiáveis e contribuir com o conhecimento científico do conceito subjetivo e multidimensional de QVRS e variáveis relacionadas, assim como fortalecer e/ou propor a adoção de conceitos e práticas fundamentadas no conhecimento científico produzido pela enfermagem.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Validar instrumentos de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e de variáveis relacionadas e seu uso como ferramenta de avaliação de resultados de pesquisas clínicas em Enfermagem. Objetivos específicos: 1. Realizar pesquisas metodológicas visando o estudo das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação de QVRS e variáveis relacionadas em indivíduos vítimas de Queimaduras; 2. Realizar estudos metodológicos visando o estudo das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação de QVRS e variáveis relacionadas em indivíduos portadores de Câncer; 3. Aplicar instrumentos de medidas de QVRS e de variáveis relacionadas, de propriedades psicométricas comprovadas, em pesquisas clínicas de enfermagem no processo de reabilitação de indivíduos vítimas de queimaduras e 4. Aplicar instrumentos de medidas de qualidade de vida e de variáveis relacionadas, de propriedades psicométricas comprovadas, em pesquisas clínicas de enfermagem no processo de reabilitação de indivíduos portadores de câncer.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
4
4
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 01:53:55 (consulta levou 0.868120s)