Nome do Projeto
Eficácia de uma intervenção educacional na prevenção da cárie na primeira infância e o papel da transmissibilidade bacteriana: ensaio randomizado em conglomerado
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/07/2010 - 23/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
A cárie na primeira infância (CPI) é um problema de saúde pública que continua a afetar bebês e crianças por todo o mundo. O objetivo deste ensaio randomizado em conglomerado será avaliar a eficácia de uma intervenção educativa direcionada às mães na prevenção da CPI, o papel desta intervenção na transmissão bacteriana e a taxa custo-efetividade desta medida educativa. Serão incluídas 240 crianças de 0 a 8 meses que ainda não tenham irrompido nenhum dente decíduo e suas mães os quais deverão estar presentes em das unidades de saúde de Pelotas sorteadas no dia da Campanha Nacional de Vacinação 2010. As unidades de saúde serão randomizadas em dois grupos intervenção (A e B) e um grupo controle (C). As mães do grupo intervenção serão entrevistadas para coleta de dados sócio-demográficos e as mães do grupo A receberão um panfleto com informações sobre hábitos alimentares, ingestão de açúcares, transmissibilidade bacteriana e higiene bucal e as mães do grupo B não receberão apenas as informações sobre transmissão bacteriana. Na Campanha Nacional de Vacinação de 2011 e 2012 as crianças terão todos os dentes que estiverem presentes na cavidade avaliados por examinadores calibrados e cegos quanto ao grupo para avaliar lesões de cárie. As lesões em dentina serão avaliadas em todas as superfícies de todos os dentes presentes. Lesões em esmalte serão avaliadas examinando somente a superfície vestibular dos incisivos centrais superiores. Para avaliar a efetividade da intervenção será usado o teste Mann-Whitney U. Regressão logística será aplicada para estimar o odds ratios com intervalo de confiança de 95% no incremento de cárie dos grupos intervenção em comparação ao controle; controlando, se necessário, para o efeito de variáveis da criança (idade, gênero, nível de educação dos pais, renda familiar). Será adotado um valor de p<0,05 como estatisticamente significante. Além disso, serão calculados os custos de cada intervenção, cada custo será dividido pela sua efetividade, que será expressa pelo nº de superfícies dentárias sadias sobre o total de superfícies avaliadas, a diferença entre elas dará a taxa de custo-efetividade. Descritores: cárie na primeira infância, prevenção de cárie, educação em saúde bucal.

Objetivo Geral

Geral
- Avaliar a eficácia de uma intervenção educativa direcionada às mães na prevenção da cárie na primeira infância.
Específicos
- Verificar o papel da transmissão bacteriana na prevenção da cárie na primeira infância em uma intervenção educativa.
- Avaliar a taxa de custo-efetividade de uma intervenção educativa na prevenção da cárie na primeira infância.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
20
ANA REGINA ROMANO107/01/201311/05/2015
FRADANE GONÇALVES BRAZ1201/10/201231/07/2013
MARINA SOUSA AZEVEDO207/01/201311/05/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

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