Nome do Projeto
Ensaio clínico randomizado comparando tratamento restaurador e selamento de lesões de cárie oclusal com desmineralização em dentina.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/12/2010 - 16/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
A cárie dentária é ainda muito prevalente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e os dentes molares permamentes representam o grupo dentário mais acometido, principalemante na face oclusal. Ensaios clínicos randomizados comparando o comportamento de lesões de cárie oclusais em molares permanentes seladas ao tratamento restaurador convencional são escassos na literatura científica. Considerando que a busca por tratamentos menos invasivos e de menor custo representam uma meta para os serviços de saúde, este trabalho tem como objetivo avaliar o selamento de lesões de cárie em superfícies oclusais de molares permanentes com desmineralização da dentina, comparado ao tratamento restaurador convencional. Para isso serão selecionados 130 pacientes com lesões de cárie na superfície oclusal, com desmineralização em dentina detectada radiograficamente, os quais serão aleatoriamente randomizados para as condições experimentais: I - aplicação de selante diretamente sobre a cavidade; II - aplicação de cimento de ionômero de vidro modificado por resina injetado no interior da cavidade; e III - tratamento restaurador convencional. Os materiais serão aplicados de acordo com as intruções dos fabricantes, e os tratamentos serão avaliados logo após a intervenção, e aos 6 e aos 12 meses após a intervenção. Será realizada avaliação direta por exame clínico, e avaliação indireta através de radiografias padronizadas, fotografias padronizadas e moldagens. Os resultados serão submetidos à análise exploratória. Espera-se obter, ao final do período de 2 anos, uma alternativa ao tratamento conservador que envolva menor tempo clínico, seja menos invasiva e tenha custo reduzido

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Avaliar o selamento de lesões de cárie, em superfícies oclusais de molares permanentes, com desmineralização da dentina, comparado ao tratamento restaurador convencional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
3

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 18.548,30

Página gerada em 26/04/2024 04:29:23 (consulta levou 0.039288s)