Nome do Projeto
Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação do professor
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/01/2011 - 03/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Esse projeto – observatório - assume a modalidade em rede. Sob a coordenação geral da UFSC, é constituído pelas Universidades: UFSC; UFPel e UTP/PR. Cada uma constitui um núcleo com coordenação e equipe próprias, composta de 15 bolsistas, professores e colaboradores. O projeto tem duração de 4 anos (2011 – 2014). O referencial teórico é direcionado para as áreas de educação do campo, letramento e formação de professores. A metodologia de investigação e intervenção é realizada a partir de técnicas de pesquisa e de intervenção diversificadas. O problema de pesquisa envolve as seguintes questões: A - Quais são as escolas municipais e estaduais localizadas no campo com menor IDEB em cada um dos três estados? B - Em que medida há relação entre a formação inicial dos professores, a formação continuada e o nível de habilidade de leitura de textos e de conhecimentos teórico metodológicos de alfabetização e letramento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental com o fato de a escola ter baixo IDEB? C - Como está caracterizado o letramento entre professores das escolas do campo, tendo como referência de análise a interpretação que os mesmos fazem da sociedade brasileira e das condições de trabalho, cultura e organização política dos povos do campo? D - Quais intervenções pedagógicas se fazem necessárias nas seis escolas, em cada região do sul do Brasil, previamente selecionadas? Resultados esperados encontram-se no projeto.

Objetivo Geral

- Realizar diagnóstico da realidade das escolas do campo nos três Estados do Sul do Brasil, mediante análise de dados obtidos junto às plataformas do INEP e nos processos de invetigação-ação.
- Verificar em que medida as iniciativas governamentais apresentam potencial para transformação dos processos de formação e de prática do professor;
- Realizar uma intervenção pedagógica nas seis escolas selecionadas, em cada um dos Estados da Região Sul, desenvolvendo práticas educativas de letramento de professores e de ampliação de conhecimentos específicos de alfabetização científica e letramento.
- Desenvolver estratégias de trabalho coletivo nas escolas do campo, mediante ênfase na investigação-ação e no levantamento de dados sobre as condições de letramento dos professores e sobre os conhecimentos específicos sobre alfabetização e letramento dos estudantes, como também sobre os conteúdos socioambientais locais;
- Desenvolver grupos coletivos (de investigação, planejamento, reflexão e replanejamento) de trabalho pedagógico nas escolas, com o intuito de problematizar a leitura, escrita e a interpretação dos textos relacionados ao a Educação do Campo no Brasil, e as questões socioambientais locais, como também o domínio dos conhecimentos de alfabetização e letramento de estudantes;
- Envolver os professores das escolas do campo e graduandos dos cursos de Pedagogia participantes do projeto em situações investigativas, promovendo a aprendizagem dos procedimentos de pesquisa e o desenvolvimento da atitude investigativa sobre os problemas da prática pedagógica, incentivando-os a continuar desenvolvendo pesquisas na pós-graduação.
- Avaliar continuamente o trabalho pedagógico dos professores envolvidos no projeto visando a revisão do planejamento da prática pedagógica de alfabetização e letramento e ao desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de textos vinculados à realidade brasileira, em particular o campo;
- Intensificar os estudos sobre a Educação do Campo e sobre as escolas do campo nos três Estados da Região Sul do Brasil, na articulação entre pós-graduação, graduação e comunidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
4
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
MECR$ 0,00

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