Nome do Projeto
trajetorias negras no sul do Brasil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2010 - 02/05/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História - História do Brasil República
Resumo
Este projeto de pesquisa busca consolidar e aprofundar conhecimentos sobre a situação do negro na região sul, especialmente no estado do Rio Grande do Sul em suas condições de vida e oportunidades de ascensão social no período republicano. Agora, busca-se saber os motivos que levaram a que o grande esforço despendido pela comunidade negra urbana pelotense desde fins do Império, não resultou na melhoria das condições de vida deste grupo, tendo como indicadores a ascensão social (ou não) de algumas de suas famílias mais influentes, tal como ocorreu com relação aos grupos de imigrantes aqui chegados. Para esta pesquisa, obviamente leva-se em conta a existência do preconceito e da discriminação racial, forte nesta região no passado e ainda existente no presente, embora de formas mais sutis. E também a existência de um forte apelo pelo “embranquecimento” (HOFBAUER, 2006; DOMINGUES, 2004), ao qual a comunidade negra pelotense, esteve, tal como as demais, submetida em meados do século XX e que terminaram provocando o afastamento de vários elementos deste grupo, em busca de integração e diluição de características étnicas e culturais na permeável estrutura de classes e de cor da sociedade brasileira. Para tanto, iniciou-se nova pesquisa, que visa acompanhar as trajetórias de alguns indivíduos entre este grupo negro, buscando reconstituir suas trajetórias de vida desde o tempo da escravidão até sua morte, tanto individualmente, quanto, em alguns casos, de suas famílias, analisando as estratégias de inserção na sociedade dos patriarcas e de sua descendência, graus de estudo, oportunidades de trabalho e estudo na região e relacionamento com a rede negra, bem como com eventuais padrinhos políticos ou redes clientelistas de que fizeram parte.

Objetivo Geral

Gerais:
Analisar e descrever as trajetórias de vida de indivíduos e famílias negras residentes em Pelotas, algumas pertencentes a comunidade urbana de trabalhadores negros existentes desde o final do Império e outras com localização recente na cidade, expulsos dos minifúndios próximos.

Específicos:
- investigar as formas pelas quais alguns indivíduos deste grupo conseguiram sua lilberdade, sua atuação no período imediatamente anterior à abolição e nas primeiras décadas republicanas, entendendo-os como sujeitos construindo veredas para si e seus descendentes.
-avaliar as oportunidades de emprego e educação que haviam para indivíduos e famílias afro-descendentes no período republicano na cidade de Pelotas e quais os limites e desvantagens que enfrentaram pela questão do preconceito racial e, no caso de trabalhadores negros, de classe.
- aprofundar estudos sobre sua participação em associações étnicas e de classe no período republicano e as formas peculiares de sociabilidade negra.
- investigar as trajetórias de algumas famílias ou indivíduos migrantes das regiões de minifúndio próximas, bem como suas formas e condições de inserção em Pelotas, em termos de sociabilidade, educação e oportunidades de emprego.
- avaliar se, além da questão de cor, houve outros mecanismos, internos ou externos aos dois grupos (urbano e de migração recente) que atuaram e/ou ainda atuam, na conformação de suas oportunidades e carreiras.
-realizar algumas entrevistas de história oral com descendentes atuais destas famílias, na busca da apreensão das memórias e interpretações sobre a trajetória dos avós e bisavós, bem como de suas próprias experiências como afro-descendentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
5
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 08:06:21 (consulta levou 0.043190s)