Nome do Projeto
Síntese de Heterociclos Nitrogenados, Triazinas e Aziminas, a partir de reações de oxi-redução, utilizando sais de cobre(II), como catalizadores.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/02/2011 - 11/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Resumo
Os diorganiltriazenos formam uma classe de compostos bastante reativa e, é esta reatividade que será explorada na síntese de heterociclos nitrogenados inéditos, como triazinas e aziminas. Esta classe de compostos heterocíclicos apresenta conjugação "pi" e, assim, alta eficiência na emissão de luz, com aplicação biológica, química e na ciência de materiais. A metodologia de síntese de bis(triazenos) será empregada, como uma etapa intermediária, da mesma maneira como ocorreu para a síntese dos compostos inéditos o, o’- bis(feniltriazeno)butadiinotolano (1) e {[benzopirazolo(22, 23b)benzopiridazina][3-fenil-(17-CH)11, 12, 13-benzotriazina]}(2). O cronograma de atividades envolverá a repetição na síntese de (1); melhorias no método de síntese de (2); modificação na estrutura molecular de (1) e (2), pela introdução de grupos laterais apolares e polares, capazes de complexarem metais alcalinos e de transição; emprego de outras técnicas de síntese de heterociclos nitrogenados, de acordo com a literatura; e, por último, síntese de outros bis(triazenos) e de heterociclos nitrogenados inéditos, empregando sais de cobre(II) como catalizadores das reações de ciclização e oxi-redução, em meio básico. Os compostos sintetizados serão caracterizados estruturalmente na própria UFPel e em colaboração com outras universidades do Rio Grande do Sul e da Alemanha. Além disso, os compostos sintetizados serão avaliados em relação às suas propriedades biológicas e fluorescentes. Os resultados obtidos envolverão áreas interdisciplinares e poderão ser publicados em revistas internacionais com bom fator de impacto, uma vez que serão resultados completos, que mostrarão todas as etapas do desenvolvimento tecnológico: síntese, caracterização estrutural, estudo do mecanismo de reação e aplicação.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo sintetizar bis(triazenos) e, utilizar a metodologia empregada para a síntese desta classe de compostos, como uma etapa intermediária de síntese e, a partir desta etapa, sintetizar compostos aromáticos nitrogenados inéditos da classe das triazinas e aziminas, empregando sais de cobre(II) como catalizadores das reações de ciclização e oxi-redução, em meio básico. Os novos compostos sintetizados serão caracterizados estruturalmente e, também, serão avaliados pelas suas propriedades biológicas e fluorescentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 05:19:04 (consulta levou 0.135691s)