Nome do Projeto
ESCRILEITURAS: UM MODO DE “LER-ESCREVER” EM MEIO À VIDA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
28/02/2011 - 28/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
Trata-se de um projeto que pretende explorar e ampliar as possibilidades do trabalho com diferentes linguagens, provocando outros modos de relação com a escrita, com a leitura e com a vida. A modalidade de ação proposta através de oficinas, nesse sentido, compreende a experimentação como condição da aprendizagem, uma vez que possa convocar para a ação do pensamento. Investe-se, portanto, em processos disparadores da criação textual, na medida em que colocam um problema em cena: a ser lido, falado, enunciado, perguntado, transformado e escrito em suas variadas formas. Trata-se de desenvolver estudos e atividades no campo das múltiplas linguagens expressas nas oficinas propostas: biofragmática, filosófica, musical, teatral, artística-visual e lógico-matemática.
Objetivo Geral
• Constituir espaços de pesquisa e de in(ter)venção nos modos de ler e de escrever.
• Contribuir na formação de recursos humanos em educação, através de experimentações previstas com docentes da rede pública de ensino e com alunos de licenciaturas.
• Criar, nas oficinas de escritura, cenários de autoria e leitura junto aos alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos) envolvidos no projeto.
• Expandir o conceito de texto para além das noções de registro e prazer, que permita uma possibilidade ao inusitado, à raridade e ao desejo de ler e de escrever, ultrapassando assim as escolhas definidas por territórios identitários.
• Desenvolver Oficinas, Colóquios, Cursos de Extensão e Ciclos de Conferências, orientados e ministrados pela equipe do projeto; professores da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação do PPGEDU/UFRGS; bem como por pesquisadores integrantes e colaboradores do Grupo de Pesquisa DIF – artistagens, fabulações, variações;
• Contribuir na formação de recursos humanos em educação, através de experimentações previstas com docentes da rede pública de ensino e com alunos de licenciaturas.
• Criar, nas oficinas de escritura, cenários de autoria e leitura junto aos alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos) envolvidos no projeto.
• Expandir o conceito de texto para além das noções de registro e prazer, que permita uma possibilidade ao inusitado, à raridade e ao desejo de ler e de escrever, ultrapassando assim as escolhas definidas por territórios identitários.
• Desenvolver Oficinas, Colóquios, Cursos de Extensão e Ciclos de Conferências, orientados e ministrados pela equipe do projeto; professores da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação do PPGEDU/UFRGS; bem como por pesquisadores integrantes e colaboradores do Grupo de Pesquisa DIF – artistagens, fabulações, variações;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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CAROLINE MARTINI BRASACA | 12 | 01/01/2013 | 28/02/2013 |
EDUARDO JOSE BORDIGNON BENEDETTI | 12 | 01/08/2012 | 31/12/2012 |
SHAIANY GONÇALVES DA SILVA NUNES | 12 | 01/03/2013 | 31/07/2013 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES | R$ 3.000.000,00 |