Nome do Projeto
Emprego de lectinas vegetais no estudo da proliferação e diferenciação de células visando à regeneração de tecidos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2011 - 01/05/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Resumo
O presente projeto será desenvolvido com o objetivo de verificar a atividade biológica de lectinas sobre a proliferação e diferenciação de células visando sua aplicação em futuros ensaios de cicatrização e regeneração tecidual. Lectinas são proteínas ou glicoproteínas capazes de ligar-se de forma especifica e reversível a carboidratos ou glicoconjugados. Esta característica propicia a estas proteínas combinar-se com glicocomponentes presentes na superfície de células e tecidos provenientes de diversos seres vivos. Esta associação está envolvida em diferentes eventos biológicos dentre eles reconhecimento e diferenciação celular e formação de órgãos. Para verificar a possível utilização de determinadas lectinas como possíveis insumos biotecnológicos na regeneração de tecidos, será realizado um ensaio in vitro com células indiferenciadas da polpa dental e linhagens de fibroblastos. A caracterização da ação destas lectinas será realizada com a análise por Real Time PCR para verificar a expressão de proteínas características de odontoblastos e também com primers para a verificação de glicoproteínas da matriz extracelular. As lectinas serão associadas a nanoestruturas para verificar a ação destes nanocompósitos na proliferação celular e possível formação de tecidos específicos.

Objetivo Geral

Objetivos
Avaliar a ação de lectinas vegetais quanto à atividade biológica frente à estimulação da diferenciação e proliferação de celular in vitro e possível utilização na regeneração de tecidos.
Objetivos específicos
• Funcionalizar nanoestruturas com lectinas;
• Testar diferentes lectinas vegetais na proliferação de células tronco pulpar e de duas linhagens diferentes de células de fibroblastos humanos.
• Expressar lectinas recombinantes capazes de induzir a diferenciação/proliferação celular;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
3
10
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 1.200.000,00

Página gerada em 16/04/2024 15:24:01 (consulta levou 0.141820s)