Nome do Projeto
Realidade das feiras de ciências no Brasil - fase II
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/04/2011 - 11/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Resumo
As Feiras de Ciências são exemplos práticos de como as atividades científicas para os jovens devem ser consideradas e incentivadas. São vários os conceitos emitidos sobre Feiras de Ciências: “É uma exposição pública de trabalhos científicos e culturais realizados por alunos. Estes efetuam demonstrações, oferecem explicações orais, contestam perguntas sobre os métodos utilizados e suas condições. Há troca de conhecimentos e informações entre alunos e o público visitante”. As atividades desenvolvidas nas Feiras de Ciências resgatam esses aspectos citados. Construções de modelos de representação concreta de fenômenos reais ou de experimentação científica em laboratórios, por exemplo, levam os estudantes envolvidos a estabelecerem relações entre as áreas do conhecimento. Seus envolvimentos na apresentação pública desses modelos reforçam seu aprendizado científico, enquanto moldam seu caráter no trabalho desenvolvido com seus colegas de escola. Entretanto, é importante lembrar que o trabalho a ser apresentado nestes eventos só terá validade a partir do momento que ele seja produto da vivência da sala de aula. Este projeto visa atualizar o histórico da realização de feiras de ciências no Brasil e na região sul do RS além de realizar evento regional de feira de ciências com os vinte três municípios da região sul do RS.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é atualizar o histórico da realização de feiras de ciências no Brasil e na região sul do RS. Realizar evento regional de feira de ciências com os vinte três municípios da região sul do RS, proporcionando assim aos alunos, professores e futuros professores da educação básica, a contextualização da escola no local onde está inserida, favorecendo vivências de auto-aprendizagem e de criticidade frente à cultura e o acesso a novas tecnologias, cumprindo também o importante papel de difundir a ciência e tecnologias educacionais envolvidas no processo ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
8
8
8
8
8
8
8
8
10
10
10
10
10
10
10

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
MECR$ 455.000,00

Página gerada em 20/04/2024 10:46:11 (consulta levou 0.037810s)