Nome do Projeto
Avaliação dos Centros de Atenção psicossocial da região sul do Brasil - CAPSUL II
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2011 - 01/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Resumo
O presente projeto de pesquisa trata-se de uma proposta de estudo de avaliação dos serviços de saúde mental denominados Centros de Atenção Psicossocial, considerando-se este como um serviço substitutivo estratégico no processo de consolidação da reforma psiquiátrica no contexto brasileiro. Tem como objetivo geral: avaliar os Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) e como específicos: avaliar quantitativamente a estrutura, o processo e o resultado da atenção em saúde desenvolvida pelos CAPS da região sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná); e avaliar qualitativamente os Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná). Este estudo constitui-se de um estudo qualitativo e quantitativo. Estudo de Avaliação Qualitativa de CAPS – avaliação construtivista, responsiva com abordagem hermenêutico-dialética. A Avaliação de Quarta Geração, desenvolvida por Egon G. Guba e Yvona S Lincoln, é norteadora do processo teórico-metodológico da pesquisa e os instrumentos de coleta de dados constam entrevistas com equipe, usuários e familiares e observação do serviço. Este estudo será realizado em um CAPS de cada modalidade, ou seja, CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi, CAPSad. Estudo de Avaliação Quantitativa de CAPS – abordagem epidemiológica. Para o estudo quantitativo o projeto proposto está composto por três sub-estudos: Estudo descritivo para identificar as características da estrutura de cada unidade de atendimento; Estudo descritivo para caracterizar o processo de atendimento realizado pelos CAPS da região sul; Estudo transversal para a avaliar os resultados da atenção em saúde mental da região sul. Para a descrição da estrutura, investigação do processo de trabalho e caracterização do serviço serão incluídos todos os 308 CAPS (I, II e III), CAPSi e CAPS AD da região sul. Para o estudo transversal de resultados será entrevistados uma mostra de usuários e familiares. A amostra para usuários e familiares deverá atingir 1600 sujeitos e uma amostra de 600 trabalhadores. As análises serão realizadas no software STATA.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
Avaliar qualitativamente Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul que estão localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná. Avaliar a estrutura, o processo e o resultado da atenção em saúde desenvolvida pelos CAPS da região sul do Brasil – RS, SC, PR. Objetivos específicos
Realizar um processo avaliativo participativo em Centros de Atenção Psicossocial que possibilite a compreensão do objeto avaliado e a construção dos sujeitos envolvidos. Apreender a dinâmica de funcionamento de Centros de Atenção Psicossocial, as relações, contradições e subjetividades dos envolvidos.
Propiciar subsídios para mudanças e transformações a partir dos dados gerados pela participação dos grupos de interesse envolvidos na avaliação.
Capacitar os grupos de interesse envolvidos na avaliação, aumentando a sua capacidade de análise, para se constituírem como sujeitos do processo de mudança. Identificar as condições estruturais dos CAPS da região sul. Avaliar a atenção em saúde nos CAPS da região sul: organização da ação em saúde. Avaliar resultados da atenção em saúde mental desenvolvido pelo CAPSII.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
FABIANE MACHADO PAVANI1201/08/201231/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Outros organismos nacionaisR$ 0,00
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 19/04/2024 11:23:47 (consulta levou 0.072783s)