Nome do Projeto
Desenvolvimento de um equipamento para manejo de plantas oportunistas através de controle térmico aplicável a agricultura familiar e de base ecológica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/04/2011 - 25/10/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Resumo
No mercado de máquinas agrícolas atualmente existe uma lacuna no desenvolvimento de equipamentos voltados às necessidades dos agricultores familiares. Uma destas necessidades diz respeito ao manejo de plantas oportunistas que possa vir a ser executado sem a aplicação de produtos químicos. Diferentes métodos podem ser empregados para a eliminação destas plantas, sejam eles biológicos, mecânicos ou físicos. Como um dos métodos físicos destaca-se a aplicação de calor, que atua sobre a planta por coagulação do protoplasma em células das folhas e do caule. O ponto térmico letal para a maioria das células vegetais encontra-se entre 45°C e 55°C, além disto, o calor pode contribuir também no controle de insetos, ácaros e moléstias. Portanto, o projeto de um dispositivo eficiente e de baixo custo, que aplique calor de forma controlada a fim de combater plantas oportunistas, vem a ser de importância na agricultura familiar. Na realização do trabalho será empregada a metodologia desenvolvida pelo NeDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, que se baseia em um modelo o qual divide o processo de projeto em quatro fases principais: projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar e projeto detalhado. Ao final do trabalho, por meio da confecção e análise realizada no protótipo da máquina, espera-se contar com um equipamento eficiente e de baixo custo, que seja capaz de combater adequadamente as plantas oportunistas, sem a aplicação de produtos químicos, passível, portanto de utilização por agricultores familiares tanto tradicionais quanto de base ecológica.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Projetar um equipamento de baixo custo que, através do controle térmico, seja capaz de combater as plantas oportunistas.
Objetivos específicos:
1. Estudar e projetar os mecanismos individuais por meio de um programa CAD (Computer Aided Design);
2. Montar diferentes concepções, variando os elementos conforme as necessidades levantadas junto aos agricultores e plantas a serem tratadas;
3. Construir um protótipo;
4. Realizar ensaios de tração, de consumo energético, de velocidade de avanço e de taxa de mortalidade de plantas oportunistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2
2
2
2
2
2
2
2
2
4
NANDER FERRAZ HORNKE1201/08/201331/07/2014
NANDER FERRAZ HORNKE1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
CNPqR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 06:40:38 (consulta levou 0.052401s)