Nome do Projeto
O patrimônio da industrialização em Pelotas no século XIX: um estudo sobre a Casa de Máquinas do arroio Moreira
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2011 - 15/11/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A pesquisa aborda a temática da preservação do patrimônio arquitetônico da industrialização, a partir do estudo de uma edificação do final do século XIX: a Casa de Máquinas construída pela Companhia Hidráulica Pelotense junto à represa do arroio Moreira. A Casa de Máquinas foi uma das obras implementadas pela empresa hidráulica com o objetivo de suprir uma das principais demandas do período: a deficiência do sistema de abastecimento de água encanada. Este estudo aborda os aspectos históricos da obra, analisando fontes primárias - textuais e iconográficas - do final do século XIX. Nesse sentido, o trabalho busca entender a inserção e a repercussão da obra na cidade de Pelotas na época de sua construção. A investigação pretende contribuir para a compreensão da obra, abordando questões estéticas e históricas, assim como as técnicas construtivas utilizadas na sua edificação, com o intuito de discutir a importância da preservação do patrimônio arquitetônico industrial.

Objetivo Geral

Estudar as obras de ampliação da rede de água encanada da cidade de Pelotas, implementadas junto à represa do arroio Moreira na última década do século XIX.
Investigar os registros textuais e iconográficos sobre a concepção e implantação deste projeto, identificando as obras propostas e as efetivamente realizadas com o intuito de ampliar a rede de água encanada de Pelotas;
Compreender a repercussão das obras de ampliação da rede de água no cotidiano da cidade;
Analisar a atuação da Companhia Hidráulica Pelotense na resolução dos problemas relativos ao abastecimento de água potável;
Contribuir para a preservação do patrimônio arquitetônico de Pelotas, através da identificação e caracterização das edificações remanescentes dessa época, destacando sua importância estética, histórica e cultural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
04
06
06

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 06:21:19 (consulta levou 0.043061s)