Nome do Projeto
Ensaio clínico randomizado sobre o efeito do tempo de aplicação tópica do gel de flúor fosfato acidulado na inativação de lesões de cárie não cavitadas.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
Este estudo será um ensaio clínico randomizado, duplo-cego de grupos paralelos para avaliação do controle de lesões de cáries iniciais em esmalte através do tratamento com flúor fosfato acidulado utilizado dois diferentes tempos de aplicação. A população em estudo será composta por escolares na faixa etária de 12 a 16 anos, com diagnóstico de lesão de cárie em esmalte em dentes anteriores superiores, moradores da área rural e urbana. A população será estratificada primeiramente em dois grupos: escolares da região rural que não recebem o benefício da fluoretação da água domiciliar, e moradores da região urbana que recebem esse benefício. Para detecção de lesões iniciais de cárie os escolares serão examinados em ambiente escolar. Dados sobre a qualidade e o hábito de realização da higiene bucal serão avaliados, respectivamente, pelo índice de placa visível (IPV) e índice de sangramento gengival (ISG). . Os escolares de cada grupo serão randomizados para receberem as seguintes intervenções: Grupo A: escovação supervisionada com pasta fluoretada seguida por aplicação do flúor gel acidulado 1,23% por quatro minuto, Grupo B: escovação supervisionada com pasta fluoretada seguida por aplicação do flúor gel acidulado a 1,23% por um minuto Grupo C (grupo controle): e escovação supervisionada com pasta fluoretada seguida de aplicação de gel placebo de hidroxietilcelulose sabor framboeza por um minuto. As intervenções serão realizadas pela pesquisadora, e os exames iniciais para detecção das lesões de cárie em esmalte, e a avaliações serão realizadas por outro cirurgião - dentista e serão cega com relação ao tratamento aplicado. Todos os escolares, além das intervenções propostas neste estudo, receberão orientação e aconselhamento dietético e orientação de higiene bucal para o controle da cárie dentária. Cada participante receberá material para a realização da higiene bucal domiciliar que incluirá dentifrício fluoretado, e uma escova dentária. A hipótese nula testada será a de que não existem diferenças entre o tempo de aplicação do flúor gel acidulado 1,23% por um minuto, e quatro em ambas as populações.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Avaliar o efeito do tempo de aplicação tópica de gel de flúor fosfato acidulado a 1,23% no controle da progressão das lesões de cárie em esmalte.

Objetivos Específicos:

□ Realizar uma revisão sistemática da literatura, buscando, estudos que avaliem a efetividade do gel de flúor fosfato acidulado a 1,23%, aplicado por um minuto comparando ao tempo de quatro minutos.

□ Comparar através de ensaio clínico randomizado a efetividade da aplicação de gel de flúor acidulado a 1,23% por um período de um minuto versus quatro minutos na inativação de lesões de cárie não cavitadas.

□ Comparar a efetividade da aplicação de flúor acidulada a 1,23% para a inativação de lesões nos dois tempos de aplicação, quatro e um minuto, em populações com e sem o benefício da fluoretação da água de abastecimento público.

□ Comparar a efetividade da aplicação de flúor acidulado a 1,23% comparada à escovação supervisionada semanal com dentifrício fluoretado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
6
20

Página gerada em 24/04/2024 23:07:07 (consulta levou 0.043486s)