Nome do Projeto
Associação entre o aleitamento materno além do segundo ano de vida e crescimento e saúde mental infantil
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2010 - 01/03/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida e a partir dessa idade, junto a uma alimentação complementar adequada, recomenda a continuação do aleitamento materno por dois anos ou mais. Não obstante, a duração do aleitamento materno após dois anos de vida e os seus efeitos no médio e longo prazo não tem sido amplamente estudada como a duração e os efeitos do aleitamento materno durante o primeiro ano de vida. Estudos existentes têm encontrado a associação entre o aleitamento materno por dois anos ou mais com uma menor prevalência de obesidade e baixa estatura para a idade. Outros estudos não mostram aumento nos depósitos de gordura, mas encontram um crescimento linear maior em crianças que mamaram por dois anos ou mais. Por outro lado, estudos sobre os efeitos psicológicos e comportamentais gerados com esta duração de aleitamento materno são escassos. O presente projeto visa estudar os efeitos em médio prazo do aleitamento materno que se estende além do segundo ano de vida. Será realizada uma revisão bibliográfica sistemática e dois estudos utilizando dados da coorte de Pelotas de 2004. Nestes será analisada a influência do aleitamento materno por dois anos ou mais sobre o crescimento e a saúde mental, especialmente a presença de problemas de comportamento aos 6-7 anos em crianças pertencentes à coorte de Pelotas do ano 2004.

Objetivo Geral

Objetivo geral

Determinar se existe associação entre o aleitamento materno por dois anos ou mais e o crescimento e a saúde mental aos 7 anos de idade.


Objetivos específicos

1-Analisar as características das crianças que recebem aleitamento materno por dois anos ou mais.
2-Descrever as características das mães que oferecem aleitamento materno por dois anos ou mais.
3-Determinar a associação entre o aleitamento materno por dois anos ou mais e o estado nutricional aos 7 anos de idade.
4-Determinar a associação entre o aleitamento materno por dois anos ou mais e problemas de comportamento aos 7 anos de idade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
12
CARLOS ALBERTO DELGADO BOCANEGRA1201/03/201001/03/2014

Página gerada em 11/12/2018 04:58:16 (consulta levou 0.080845s)