Nome do Projeto
Caracterização da aptidão climática dos municípios da Campanha do Rio Grande do Sul para o cultivo de videiras Vitis vinifera
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2011 - 01/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometerologia
Resumo
O Rio Grande do Sul é o principal produtor de uvas e vinhos do Brasil, sendo que a sua produção, até então centrada na Serra Gaúcha, passou a dividir espaço com novas regiões produtoras, localizadas na Campanha. Esta região está se caracterizando como uma nova região produtora devido ao seu relevo plano e principalmente pelas condições climáticas que permitem a produção de uvas viníferas com qualidade. Porém, como a expansão da viticultura é recente ainda carece de estudos relacionados ao desenvolvimento desta espécie nas condições climáticas. Este estudo poderá caracterizar a disponibilidade térmica da região, bem como o potencial qualitativo/produtivo de cada município para o cultivo de Vitis vinifera. Além disso, também irá gerar informações que poderão ser utilizadas para um futuro trabalho de denominação origem para a produção de vinhos finos, assim contribuindo para a expansão e consolidação da vitivinicultura na Campanha. O experimento terá como abrangência os municípios da Campanha/RS, compreendida por 12 municípios: Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Erval, Hulha Negra, Quaraí, Santa do Livramento, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel, Uruguaiana e Barra do Quarai. Serão levantados dados meteorológicos diários do período de 1980 a 2010, bem como informações meteorológicas de outros períodos. Serão utilizados os seguintes dados: temperatura média, máxima e mínima; precipitação; umidade relativa; insolação; radiação solar global e velocidade do vento. Os parâmetros climatológicos serão calculados mensalmente e por decêndio, considerando-se os subperíodos do ciclo da cultura. Será realizada a Caracterização Climática MulticritérioGeovitícola, serão determinados outros índices bioclimatológicos relacionados ao desenvolvimento da cultura.

Objetivo Geral

Geral: Caracterização da aptidão climática dos municípios da Campanha do Rio Grande do Sul, para o cultivo de videiras Vitis vinifera.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
8
KAIERRE MÜLLER BUBOLZ1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 21:01:35 (consulta levou 0.044306s)