Nome do Projeto
Investigação da Presença de Estados Ligados em um Potencial Glueball-Glueball
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/09/2011 - 15/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Resumo
Os hádrons exóticos constituem uma área da física hadrônica ainda não totalmente compreendida. Este fato se deve a enormes dificuldades experimentais em se identificar e separar esses estados exóticos de estados formados exclusivamente por quarks. Dessa forma, na maioria dos modelos teóricos se considera os candidatos a hádrons exóticos como sendo uma mistura de estados. Nesta mistura estão presentes: os estados puramente formados por quarks e também os estados exóticos. Os hádrons são partículas compostas, isto é, possuem uma estrutura interna constituída de quarks e glúons. Os operadores de criação e destruição de partículas compostas, por sua vez, não obedecem a relações de (anti)comutação canônicas, devido à presença da estrutura interna. O formalismo de Fock-Tani, que é um método de teoria de campos, introduz o conceito de partículas ideais (sem estrutura interna) fazendo um mapeamento da estrutura interna dos hádrons para a respectiva interação hadrônica efetiva. Este projeto é uma continuação do trabalho desenvolvido durante o mestrado de Mário Luiz Lopes da Silva. O objetivo geral deste trabalho consiste em estudar a interação glueball-glueball. Este estudo será realizado através do cálculo dos autoestados e os valores esperados do Hamiltoniano de Fock-Tani para a interação glueball-glueball. Nesse cálculo serão considerados diferentes conjuntos de números quânticos para este Hamiltoniano.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é calcular os autoestados do Hamiltoniano efetivo de Fock-Tani e o valor esperado desse Hamiltoniano para cada um dos estados encontrados. O Hamiltoniano de Fock-Tani é obtido através da aplicação da transformação de Fock-Tani ao Hamiltoniano microscópico de interação glúon-glúon.
Pretendemos obter novos estados que possam ser comparados a resultados obtidos em simulações em QCD na rede ou com ressonâncias obtidas experimentalmente. Caso estes possíveis novos estados sejam encontrados e coincidam com estados previstos em QCD na rede ou com ressonâncias experimentais, poderemos propor uma descrição para a estrutura dessas partículas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 9.600,00

Página gerada em 26/04/2024 00:57:41 (consulta levou 0.035118s)