Nome do Projeto
Seletividade de agrotóxicos utilizados na cultura do arroz irrigado ao parasitoide Telenomus podisi (Ashmead, 1861) (Hymenoptera: Platygastridae) em ovos de Tibraca limbativentris Stal, 1860
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 01/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
O arroz é uma cultura de grande importância na alimentação no Brasil e no mundo. O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro desse cereal, correspondendo a mais de 60% do total nacional, sendo mais de 90% da produção sob sistema irrigado por inundação. A produtividade é afetada por pragas, doenças e por plantas daninhas que ocorrem durante o período de cultivo. Uma das principais pragas é o percevejo-do-colmo, Tibraca limbativentris Stal que tem sua ocorrência crescente ano após ano. Como agente de controle biológico dessa praga ocorre, nas lavouras de arroz, o parasitoide de ovos Telenomus podisi (Ashmed), um microhimenóptero reconhecidamente generalista, ocorrendo em ovos de outros pentatomideos no arroz e na soja. Pouco se sabe sobre o efeito dos agrotóxicos utilizados nas lavouras de arroz sobre esse inimigo natural e, até o presente, os trabalhos realizados não davam atenção especial a esses agentes e nenhum teste de laboratório foi feito. A IOBC gera e padroniza metodologias para testes de seletividade em insetos benéficos, mas ainda nenhum trabalho foi feito com esse parasitoide. O objetivo do presente estudo será investigar sobre a seletividade de agrotóxicos utilizados na cultura do arroz irrigado ao parasitoide T. podisi em ovos de T. limbativentris. Serão adaptadas as metodologias padronizadas utilizadas pela IOBC para testes de seletividade com parasitoides de ovos de lepidópteros. Os insetos praga e inimigo natural serão criados no Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (LabMIP) da FAEM da UFPel, RS, segundo metodologias disponíveis na literatura.

Objetivo Geral

Avaliar a seletividade de agrotóxicos utilizados na lavoura de arroz irrigado ao parasitoide Telenomus podisi em ovos de Tibraca limbativentris, segundo recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), para controle de insetos, ervas daninhas e doenças.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
6
16
30
STEFÂNIA NUNES PIRES1201/08/201331/07/2014

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 18.912,00

Página gerada em 19/04/2024 19:20:30 (consulta levou 0.044091s)