Nome do Projeto
Biologia, modelos preditivos de ocorrência e resistência varietal de arroz ao pulgão-da-raiz Rhopalosiphum rufiabdominalis (Sasaki, 1899) (Hemiptera: Aphididae)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2011 - 01/03/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
O arroz (Oryza sativa L.) é cultivado em todo o mundo e é considerado um dos cereais mais consumidos. O Brasil ocupa o nono lugar em produção mundial. Os principais estados brasileiros produtores de arroz são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Maranhão e Pará, sendo o Rio Grande do Sul o principal estado produtor, responsável por 61% da produção nacional, sendo que na safra 2010/2011 girou em torno de 12,2 milhões de toneladas, cerca de 7,9% superior à safra 2009/201. Dentre os problemas fitossanitários em arroz, destaca-se o pulgão-da-raiz Rhopalosiphum rufiabdominalis (Sasaki, 1899) (Hemiptera: Aphididae), que ataca o sistema radicular das plantas no período de pré-inundação, provocando danos diretos ao se alimentar, injetando toxinas e sugando a seiva, causando o amarelecimento de folhas e paralisação do crescimento. Nesse sentido tem-se por objetivo os seguintes: a)Determinar a biologia e a tabela de vida de fertilidade de R. rufiabdominalis em laboratório; b)realizar estudos de resistência varietal de arroz a R. rufiabdominalis em condições de semi-campo; c)avaliar áreas de risco para as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul utilizando dados de temperatura e precipitação passados, associados a registros de ocorrência de R. rufiabdominalis; d)desenvolver e validar um modelo de previsão sazonal com base nos parâmetros biológicos de R. rufiabdominalis.

Objetivo Geral

Determinar a biologia de Rhopalosiphum rufiabdominalis e a partir desta estudar a resistência de genótipos de arroz e desenvolver um modelo de previsão de ocorrência do inseto em regiões orizícolas do Rio Grande do Sul.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
02
02
30

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
EMBRAPAR$ 0,00

Página gerada em 17/12/2018 17:31:38 (consulta levou 0.086227s)