Nome do Projeto
USO DE COMPUTADOR E DESEMPENHO ESCOLAR NA COORTE DE NASCIMENTOS DE 1993 DA CIDADE DE PELOTAS (RS)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/11/2011 - 30/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O projeto dá continuidade à participação da coordenadora nos Estudos Longitudianis das Crianças nascidas em Pelotas, que acompanham três grupos de sujeitos, de aproximadamente 5.000 integrantes cada, nascidos, respectivamente, nos anos de 1982, 1993 e 2004. Essa participação,iniciou com a tese de doutorado da coordenadora(docente da Faculdade de Educação da UFPel), defendida em 1998, e continuou por meio de dois projetos financidados pelo pelo CNPq (em 2006 e 2009), todos voltados à temática do sucesso/fracasso escolar. A proposta atual voltar-se-á ao estudo das relações entre posse e uso de computadores e desempenho escolar, entre os nascidos em 1993. A investigação será realizada por meio de: a)análises quantitativas dos dados já existentes no banco do Estudo, acrescidos de novas informações a serem coletadas, por meio de questionários estruturados, em 2011, pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel, encarregado pela coordenação geral dos Estudos; b)análises qualitativas de dados que serão colhidos, em entrevistas semi-estruturadas, de uma pequena amostra de participantes que utilizam computador e que apresentavam, até o momento da coleta de dados, um desempenho escolar livre de reprovações.
Objetivo Geral
O estudo terá como objetivo geral, analisar a relação entre posse e uso de computadores e desempenho escolar, em integrantes da coorte de nascimentos de 1993 (atualmente completando 18 anos de idade), ao longo dos anos (desde a entrada na escola). Os objetivos específicos do estudo são os seguintes: a)estudar as associações estatísticas (brutas e controladas para variáveis de confusão) entre posse de computador e desempenho escolar, ao longo da escolarização; b)estudar as associações estatísticas (brutas e controladas para variáveis de confusão) entre uso de computador, na escola e fora dela, e desempenho escolar, ao longo da escolarização; c)investigar, por meio de um desenho qualitativo, o modo de uso de computador (na escola e fora dela) por uma amostra de sujeitos que utilizam esse instrumentos frequentemente e que nunca foram reprovados no Ensino Básico; d)explorar os processos mentais envolvidos no uso do computador pelos estudantes referidos no objetivo c); e)identificar as práticas relativas ao uso de computador nas escolas frequentadas pelos estudantes bem sucedidos academicamente, referidos no item c).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|