Nome do Projeto
USO DE COMPUTADOR E DESEMPENHO ESCOLAR NA COORTE DE NASCIMENTOS DE 1993 DA CIDADE DE PELOTAS (RS)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/11/2011 - 30/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O projeto dá continuidade à participação da coordenadora nos Estudos Longitudianis das Crianças nascidas em Pelotas, que acompanham três grupos de sujeitos, de aproximadamente 5.000 integrantes cada, nascidos, respectivamente, nos anos de 1982, 1993 e 2004. Essa participação,iniciou com a tese de doutorado da coordenadora(docente da Faculdade de Educação da UFPel), defendida em 1998, e continuou por meio de dois projetos financidados pelo pelo CNPq (em 2006 e 2009), todos voltados à temática do sucesso/fracasso escolar. A proposta atual voltar-se-á ao estudo das relações entre posse e uso de computadores e desempenho escolar, entre os nascidos em 1993. A investigação será realizada por meio de: a)análises quantitativas dos dados já existentes no banco do Estudo, acrescidos de novas informações a serem coletadas, por meio de questionários estruturados, em 2011, pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel, encarregado pela coordenação geral dos Estudos; b)análises qualitativas de dados que serão colhidos, em entrevistas semi-estruturadas, de uma pequena amostra de participantes que utilizam computador e que apresentavam, até o momento da coleta de dados, um desempenho escolar livre de reprovações.

Objetivo Geral

O estudo terá como objetivo geral, analisar a relação entre posse e uso de computadores e desempenho escolar, em integrantes da coorte de nascimentos de 1993 (atualmente completando 18 anos de idade), ao longo dos anos (desde a entrada na escola). Os objetivos específicos do estudo são os seguintes: a)estudar as associações estatísticas (brutas e controladas para variáveis de confusão) entre posse de computador e desempenho escolar, ao longo da escolarização; b)estudar as associações estatísticas (brutas e controladas para variáveis de confusão) entre uso de computador, na escola e fora dela, e desempenho escolar, ao longo da escolarização; c)investigar, por meio de um desenho qualitativo, o modo de uso de computador (na escola e fora dela) por uma amostra de sujeitos que utilizam esse instrumentos frequentemente e que nunca foram reprovados no Ensino Básico; d)explorar os processos mentais envolvidos no uso do computador pelos estudantes referidos no objetivo c); e)identificar as práticas relativas ao uso de computador nas escolas frequentadas pelos estudantes bem sucedidos academicamente, referidos no item c).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 04/05/2024 04:59:40 (consulta levou 0.086291s)