Nome do Projeto
A representação do real na literatura: considerações sobre a mímeses e a mise en abyme em narrativas de línguas francesa
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/09/2011 - 03/09/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literaria
Resumo
Ao longo de minha prática em sala de aula, noto de certa terminologia parece não significar uma real apropriação de aspectos teóricos fundamentais na discussão da representação do real na literatura. Assim, fala-se, por exemplo, em mímeses, efeito do real, mise em abyme, ilusão referencial, desconstrução, crise da representação e hiper-realismo, sem que isso implique necessariamente em uma compreensão dessas categorias a partir de textos teóricos fundamentais. A partir dessa realidade, escolhi três conceitos estreitamente ligados à questão da representação do real na literatura – a mímeses, a mise em abyme e o detalhe (GENETTE e TODOROV, 1982; AUERBACH, 1982, GEFEN, 2003) – que pretendo discutir a partir da leitura de algumas narrativas da literatura francesa.

Objetivo Geral

• Contribuir para a formação acadêmica dos alunos de Letras habilitação em Francês.
• Formar pesquisadores estimulando a apropriação de referenciais teóricos e metodológicos consistentes e indispensáveis à formação de leitores críticos.
• Consolidar um repertório de leituras de obras literárias em língua francesa.
• Analisar narrativas de obras em língua francesa à luz das teorias da representação do real com ênfase nas questões da mímeses, mise em abyme e detalhe, levando em conta, quando possível, leituras cinematográficas das mesmas.
• Analisar criticamente um romance do século XXI a partir da reflexão sobre a representação literária do real.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2

Página gerada em 26/04/2024 12:37:51 (consulta levou 0.043216s)