Nome do Projeto
VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS PELA INDÚSTRIA DE CELULOSE KRAFT NA FORMAÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2011 - 01/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Resumo
Com o passar dos anos vem crescido significativamente o número de pesquisas voltadas para estudos sobre o aproveitamento dos resíduos industriais e urbanos, o que tem chamado a atenção para problemas ambientais que estão acontecendo e que enfrentaremos no futuro. Tem-se grande preocupação com o esgotamento de reservas de matéria prima e com a preservação do meio ambiente afetada pelo volume crescente de resíduos sólidos descartados. Como resultado, materiais alternativos regionais vêm sendo pesquisados, linha de trabalho que se intensificou desde que a necessidade de reciclagem de resíduos sólidos, visando à proteção do meio ambiente, passou a ser insistentemente pregada no mundo inteiro por entidades ecológicas, organizações, associações e comitês de pesquisa, como o ACI, RILEN, ASCE, IBRACON, entre outros. A construção civil é um dos ramos da atividade tecnológica que mais polui o meio ambiente, pelo grande volume de resíduos naturais consumidos no desenvolvimento de suas atividades. Por outro lado, pode ser considerado um dos mercados mais indicados para absorver resíduos sólidos gerados pela própria construção civil ou por outros processos industriais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de utilização de resíduos gerados na caldeira de recuperação do processo industrial de celulose kraft, denominados de dregs e grits, como material pozolânico e/ou filler na formação de compósitos cimentícios. Desta forma, procura-se contribuir no desenvolvimento de materiais sustentáveis que ajudem a desenvolver a indústria da construção civil.

Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo geral verificar a possibilidade de utilização de resíduos da caldeira de recuperação gerados na fabricação de celulose kraft como material pozolânico e/ou filler (material para preenchimento de poros) na produção de compósitos cimentícios.
Especificamente, este trabalho objetiva:
 Verificar a possibilidade de utilização de dregs e grits, como material pozolânico; através de análises físicas e químicas e determinação do índice de atividade pozolânica destes materiais.
 Em caso de possibilidade de utilização como material pozolânico, testar compósitos cimentícios com substituição de cimento por resíduos em diferentes proporções.
 Em caso de impossibilidade de utilização como material pozolânico, testar compósitos cimentícios com adição de dregs e grits como material de preenchimento e/ou filler, em diferentes proporções.
 Realizar análises para identificar possibilidade de ocorrência de reações álcali-agregado e álcali-carbonato.Explicitar os objetivos e metas do projeto, definindo o produto final a ser obtido.
Como meta, busca-se o desenvolvimento de um projeto com foco de contribuir na construção civil com uma nova tecnologia para reaproveitamento dos resíduos gerados nas fábricas de celulose.
Especificamente, as metas científicas e acadêmicas a serem alcançadas são:
 Realização de um trabalho de conclusão de curso junto ao curso de Engenharia Industrial Madeireira e um TCC junto ao curso de Engenharia Civil da UFP, além da realização de atividades de iniciação científica, com auxílio de bolsistas e alunos voluntários.
 Desenvolvimento de estudos com a madeira e compósitos cimentícios, que possibilitem contribuir para o avanço tecnológico envolvendo a utilização da madeira na construção civil.
 Obtenção de dados que possibilitem a publicação do trabalho em revistas científicas da área madeireira e de engenharia civil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
3
3
3
10
10
20

Página gerada em 26/04/2024 11:41:50 (consulta levou 0.060602s)