Nome do Projeto
BIOECOLOGIA DE Opius bellus (GAHAN, 1930) (HYMENOPTERA: BRACONIDAE) PARASITOIDE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM LABORATÓRIO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2011 - 02/01/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
Dentre as principais pragas da fruticultura no Brasil, destacam-se as moscas-das-frutas Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) e Ceratitis capitata (Wiedemann, 1824) (Diptera: Tephritidae). Os danos provocados por esses insetos se devem as perdas na produção e as dificuldades nas exportações de frutas, devido às barreiras quarentenárias impostas pelos países importadores. Considerando-se que o controle é realizado predominantemente com inseticidas que podem acarretar problemas de contaminação ambiental, de saúde humana, além de problemas sociais e econômicos, torna-se necessário o estabelecimento de técnicas alternativas de controle, como o controle biológico. Assim, objetiva-se com esse projeto estudar a bioecologia de Opius bellus (Gahan, 1930) (Hymenoptera: Braconidae), um importante parasitoide nativo, encontrado em diferentes locais do Brasil, visando o controle biológico de A. fraterculus e C. capitata. Para tal, serão contempladas as seguintes etapas de estudo: (i) desenvolvimento de técnicas de criação para O. bellus; (ii) efeito de diferentes alimentos sobre a biologia de adultos de O. bellus em A. fraterculus e C. capitata; (iii) influência da temperatura sobre a biologia de O. bellus criados em A. fraterculus e C. capitata; (iv) determinação das exigências térmicas de O. bellus criados nos dois hospedeiros; (v) determinação do ínstar preferencial de A. fraterculus e C. capitata para o parasitismo de O. bellus; (vi) determinação da capacidade de parasitismo de O. bellus em A. fraterculus e C. capitata. Destaca-se que os avanços obtidos nos estudos de técnicas de criação e bioecologia serão de extrema importância para subsidiar futuros programas de controle biológico de moscas-das-frutas.

Objetivo Geral

-(i) Desenvolver técnicas de criação para O. bellus;
-(ii) Verificar o feito de diferentes alimentos sobre a biologia de adultos de O. bellus
-(iii) Conhecer a biologia de O. bellus em larvas de A. fraterculus e C. capitata;
-(iv) Avaliar o efeito da temperatura sobre O. bellus criados em A. fraterculus e C. capitata;
-(v) Determinar as exigências térmicas de O. bellus criados em A. fraterculus e C. capitata em condições de laboratório.
-(vi) Determinar o ínstar preferencial de A. fraterculus e C. capitata para o parasitismo de O. bellus;
-(vii) Determinar a capacidade de parasitismo de O. bellus em A. fraterculus e C. capitata.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
05
10
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
EMBRAPAR$ 47.028,80

Página gerada em 24/04/2024 18:38:16 (consulta levou 0.034776s)