Nome do Projeto
Fenologia de ataque e efeito de Bacillus thuringiensis Berliner, 1911 sobre Grapholita molesta (Busck, 1916) (Lepidoptera: Tortricidae) em macieira e pessegueiro.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2011 - 02/01/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Resumo
A macieira Malus domestica Borkhausen e o pessegueiro Prunus pérsica (L.) Batsch estão entre as principais frutíferas de clima temperado cultivadas no Brasil. Dentre os insetos-praga destaca-se a Grapholita molesta (Busck, 1916) que danifica ponteiros e frutos. O objetivo do projeto é estudar o comportamento de oviposição e penetração de lagartas em diferentes fases de desenvolvimento fenológico das culturas da macieira e pessegueiro e avaliar o efeito de Bacillus thuringiensis em laboratório. Será avaliada a preferência de oviposição de G. molesta em flores, ponteiros e frutos durante o ciclo destas culturas e o comportamento de penetração em ponteiros e frutos. O efeito do B. thuringiensis como alternativa de controle biológico será avaliado quando aplicados sobre as diferentes espécies e órgãos vegetais. A fenologia de ataque será avaliada a campo nas fases de floração, crescimento e endurecimento do caroço e maturação do fruto, e nas fases de floração, frutificação e maturação da macieira, colocando-se gaiolas com adultos de G. molesta para que ovipositem nas estruturas vegetais dessas frutíferas. O comportamento de penetração será avaliado em laboratório utilizando-se frutos em fase de maturação e ponteiros, sendo observado o tempo para penetração nessas estruturas vegetais e o local preferencial de penetração. O efeito de B. thuringiensis será avaliado sobre ovos provenientes da criação de G. molesta mantida em laboratório. Em frutos e ponteiros de pessegueiro e macieira será avaliado o efeito de B. thuringiensis sobre lagartas de 1° e 3° instar de G. molesta em laboratório, assim como o efeito residual do produto.

Objetivo Geral

 Estudar o comportamento de oviposição de G. molesta em diferentes fases fenológicas do pessegueiro e da macieira à campo;
 Estudar o comportamento de penetração de G. molesta em ponteiros e frutos
de pessegueiro e macieira;
 Avaliar o efeito de Bacillus thuringiensis var. kurstaki sobre diferentes fases de desenvolvimento de G. molesta em laboratório e quando aplicado sobre diferentes órgãos vegetais (frutos e ponteiros) de pessegueiro e macieira em laboratório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
05
40

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 3.950,00

Página gerada em 26/04/2024 00:20:15 (consulta levou 0.042789s)