Nome do Projeto
Processos de ensino-aprendizagem em dança na experiência de criação e apresentações do Tatá junto às escolas.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/11/2011 - 07/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
Pesquisa sobre a experiência do Tatá – Núcleo de Dança-Teatro da UFPEL – junto às escolas de Pelotas. A atividade desenvolvida é composta de quatro momentos: apresentação do espetáculo “Tatá Dança Simões”; mostra do processo de criação; roda de conversa com o público e retorno dos espectadores. Esta experiência em dança-teatro, situada na interface entre a criação artística e a educação, provoca o grupo a construir três pontas de pesquisa: 1) o papel desses quatro momentos com o público no processo de montagem do espetáculo; 2) o processo de educação estética; 3) a formação do professor-artista.

Objetivo Geral

- Identificar e analisar os princípios do treinamento corporal do grupo e as articulações entre sua técnica, sua estética e sua ética.
- Analisar o processo de criação do grupo a partir da identificação do “núcleo de singularidade”: Identificar as especificidades do processo de criação do grupo e da experiência com as escolas que contribuem com êxito na construção de conhecimento sobre dança e educação
- Dar continuidade ao estudo sobre transcriação semiótica na composição de uma obra corporal
- Qualificar os momentos de reflexão sobre a linguagem da dança que o grupo propõe com alunos e professores das escolas.
- Investigar o papel do Tatá no processo de construção (e transformação) de identidades de um professor-artista-pesquisador. Refletir e problematizar as competências e habilidades necessárias ao professor-artista-pesquisador, perfil que se espera do graduado de Curso de Dança-Licenciatura, conforme o projeto pedagógico.
- Contribuir para o desenvolvimento da articulação da abordagem teórico-investigativa da sistematização de experiências da educação popular com a pesquisa acadêmica e a pesquisa em arte.
- Construir pontes entre pesquisa, extensão e ensino.
- Contribuir com o desenvolvimento de pesquisa na interface entre a criação artística e a educação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4
4

Página gerada em 26/04/2024 18:55:26 (consulta levou 0.036287s)