Nome do Projeto
Avaliação de interações assíncronas baseadas em texto em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2010 - 01/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
A Educação a Distância (EaD), alicerçada nos avanços registrados nos últimos anos nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tem adquirido um papel de destaque no processo de democratização do acesso ao ensino superior Downes (2004) e Fox (2005) apontam a tendência de migração do conceito tradicional de ensino aprendizagem linear para o conceito de rede, utilizando a Gestão do Conhecimento e a Internet para navegar através de uma rede de conhecimento, em lugar de mover-se apenas ao longo de numa cadeia de informações. Nessa conjuntura, a responsabilidade da qualidade da aprendizagem passa do professor para o estudante, que deve mudar seu papel de simples receptor para assumir mais responsabilidade no processo, alterando o conceito de estudante consumidor de informação para o conceito de estudante que contribui na construção do conhecimento. Garrison e Anderson (2003) afirmam que a abordagem tradicional adotada no ensino superior contrasta com o potencial construtivo e interativo da Educação a Distância suportada por TIC. Os Fóruns de discussão são exemplos de oportunidades de interação assíncrona oferecidas pelos Ambientes Virtuais de Eansino-Aprendizagem (AVEA). Este projeto de pesquisa pretende indagar sobre a utilização dos Fóruns de discussão nos cursos universitários oferecidos na modalidade EaD, examinar os procedimentos para o acompanhamento de estudantes nos Fóruns, identificar métodos de avaliação da participação dos estudantes nos fóruns e propor diretrizes para a utilização dos Fóruns na Educação a Distância.

Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa consiste em entender as possibilidades de avaliação de interações assíncronas baseadas em texto em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem. Os objetivos específicos são:
a) indagar sobre a utilização dos Fóruns de discussão nos cursos universitários oferecidos na modalidade EaD,
b) examinar os procedimentos para o acompanhamento de estudantes nos Fóruns,
c) identificar métodos de avaliação da participação dos estudantes nos Fóruns,
d) propor diretrizes para a utilização dos Fóruns em cursos universitários oferecidos na modalidade Educação a Distância.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
2

Página gerada em 19/04/2024 00:01:02 (consulta levou 0.044270s)