Nome do Projeto
ON MUSEO : Metodologia de criação e gerenciamento de objetos orientados a serviço da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2012 - 27/02/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Informação
Resumo
Projeto de pesquisa em design computacional voltado a “objetos orientados” a partir das plataformas de softwares livres, como método de desenvolvimento, agenciamento e atualização de dados publicáveis em mídias fixas e móveis. A criação assistida pelo computador é foco central desta proposta para a compreensão dos processos criativos humanos em interação com a máquina, nos seus respectivos níveis de “autoria” e “subjetividade”. A automatização do processo de criação em design nesse projeto perpassará o exemplo do grupo SOFTWARE STUDIES - SWS, as experiências do projeto Letter Spirit de Gary E McGraw Jr., os desenvolvimentos dos projetos em Interfaces Dinâmicas do Laboratório Paragraphe e a arte generativa de Jean-Pierre Balpe - Universidade Paris VIII, Saint-Denis, Paris - Fr. Através da experiência do projeto “escrever é desenhar” (NOKIA TRENDS - SP 2008 ), explorar-se-à as condições técnicas e o paradigma conceitual das Mídias Locativas. A partir disso, propõem-se construir um aplicativo em hipermidia capaz de analisar e sintetizar os padrões da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RIO GRANDE DO SUL. Como questão fundamental da ciência cognitiva e da inteligência artificial, o reconhecimento de padrões (desenhar automático) engendrará as especificidades conceituais de Autoria e de Objeto, respectivamente de Interação e de Atualização.

Objetivo Geral

- Construir o grupo de pesquisa SOFTWARE STUDIES DO BRASIL / MERCOSUL para assim desenvolver investigações acerca das técnicas contemporâneas de controle, comunicação, representação, simulação, análise, tomadas-de-decisão, memória, visão, escritura e interação, considerando a camada do software;
- Aplicar os conhecimentos em programação da linguagem JAVA e Processing para objetos de comportamento orientado;
- Estudar a teoria das linguagens formais visando sua aplicação na especificação de linguagens de programação na construção de compiladores para a automatização de busca a partir de gráficos indexadores;
- Cosntruir um aplicativo em hipermídia para a localização, identificação e análise da AZULEJARIA NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DO RIO GRANDE DO SUL compatível às Mídias Móveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
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